domingo, novembro 28, 2010

Transpetro lança ao mar o terceiro navio do Promef, Sérgio Buarque de Holanda


Cujo investimento chegou aos US$ 71 milhões.

No próximo ano, serão lançados mais seis navios do programa. Frota passará das atuais 52 para mais de 100 embarcações, com investimento de R$ 10 bilhões.

Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Transpetro lançou ao mar no dia 19 de novembro (sexta-feira), no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), o terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O navio se destina ao transporte de produtos derivados claros de petróleo: tem 183 metros de comprimento – o equivalente a dois campos de futebol – e capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto.
O Sérgio Machado, presidente da Transpetro desempenhou papel fundamental para colocar a indústria naval no patamar de hoje. Agradecemos também a presidenta eleita Dilma Roussef que foi a madrinha do setor naval”, disse o presidente do Sindicato Nacional da Indústria e Reparação naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha.

“A indústria naval brasileira antes da administração do presidente Lula era desacreditada, pegamos os estaleiros fechados a cadeados centenas de trabalhadores sem rumo. A Transpetro acreditou nos empresários e voltaram os empregos e o desenvolvimento do setor. Hoje cumprimos prazos e já estamos perseguindo a competitividade mundial no setor. O Grupo Sinergy além dos navios que estamos construindo para a Transpetro a aposta agora é na Indústria Naval de Defesa”, adianta German Efromovick, presidente do Grupo Sinergy.

“E logo estaremos em pleno vapor com o EISA Alagoas, onde deverá criar cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, resultando em uma grande inclusão social”,lembra German.

Batizado Sérgio Buarque de Holanda, em homenagem a um dos maiores pensadores brasileiros, autor do clássico “Raízes do Brasil”, o navio de produtos atingiu um índice de nacionalização de 68,8%, acima do patamar mínimo estabelecido para a primeira fase do Promef, que é de 65%.

Nós estamos colocando no mar um navio que presta uma importante homenagem. Sérgio Buarque de Holanda é um dos intelectuais mais importantes do país. Os outros dois navios também tiveram grandes nomes: Celso Furtado é o pai dos economistas e João Cândido foi personagem fundamental para a história da Marinha brasileira”, disse o presidente Lula.

“A indústria naval contou com a competência dos engenheiros da Petrobras, que considero a engenharia naval mais competente do planeta. Deus é brasileiro e carioca, mas é pintor, soldador e muitos mais” continua Lula.

“Pensem num cabra feliz, sou eu”, conclui o presidente.

E agradeceu o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda por também apostar na eleição de Dilma Roussef. E a grande parceria com o governador Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Nenhum comentário: