segunda-feira, novembro 15, 2010

Petroquímica e refinarias de petróleo


No petróleo é encontrado todo tipo de contaminante. Considerando que o petróleo viaja através das unidades de processamento da refinaria, tais contaminantes podem trazer efeitos prejudiciais aos equipamentos, aos catalisadores e à qualidade final do produto. Além disso, podem existir limites legais quanto ao conteúdo de impurezas, como por exemplo, o enxofre.

No hidrotratamento é realizado um efetivo trabalho na remoção de muitos contaminantes de algumas dessas correntes. O hidrogênio é um reativo vital nos processos de hidrotratamento.
Graças ao hidrogênio pode-se romper as pesadas moléculas do petróleo em combustíveis mais leves e de maior valor comercial. Este processo, conhecido como cracking com hidrogênio, além de melhorar a qualidade e a octanagem dos combustíveis, também reduz a contaminação do meio ambiente.
Na Unidade de cracking catalítico (FCCU)
Em principio, os processos de combustão retiram do ar o oxigênio necessário para a queima. Utilizar oxigênio para enriquecimento da atmosfera da unidade de cracking catalítico (FCCU) é uma opção rentável, comparada com as alternativas que requerem grandes investimentos. A aplicação de oxigênio para enriquecimento é uma opção válida quando os sopradores de ar estão com limitações ou quando a limitação está relacionada à velocidade do gás no regenerador. Esta alternativa também é útil quando há variações nas estações ou na alimentação da unidade.
As vantagens obtidas com a aplicação do oxigênio são: aumento da capacidade do regenerador, possibilidade de aumentar a conversão do processo para uma dada alimentação, aumento da performance do manuseio quando houver maior formação de coque e maior facilidade para lidar com as mudanças na composição de alimentação.

No Processo CLAUS
Normalmente, o gás proveniente das refinarias, plantas de processamento de gás natural e plantas de gaseificação contém ácido sulfídrico (H2S) e outros compostos que requerem um processamento posterior. Estas correntes são tratadas, em sua grande maioria, em uma unidade de recuperação de enxofre.
Como este processo requer menores investimentos, a aplicação de oxigênio no enriquecimento do processo CLAUS pode ser uma alternativa viável, considerando: um aumento de produção com a conseqüente necessidade de aumentar a capacidade do processo, aumento do conteúdo de enxofre no carregamento do processo ou devido a razões ambientais ou legais.

Fonte: http://www.linde-gas.com.br/

Nenhum comentário: