sábado, novembro 27, 2010

Liquigás participa de simulado de emergência no centro operativo de Duque de Caxias


Atividade integra o Processo Apell, programa de gerenciamento de riscos, que anualmente simula um sinistro com uma empresa do Polo Industrial de Campos Elíseos.

A Liquigás Distribuidora – empresa de distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) do Sistema Petrobras –, com o objetivo de treinar e capacitar sua força de trabalho para atuar dentro de um cenário de riscos, participa do Processo Apell (programa de gerenciamento de riscos) que irá realizar um simulado de emergência no Centro Operativo de Duque de Caxias. A ação aconteceu no no dia 20 de novembro (sábado), com a participação conjunta de órgãos públicos e privados e das comunidades localizadas em áreas próximas ao Centro Operativo.

O exercício de emergência integra o Processo Apell, que anualmente simula um sinistro com uma empresa do Polo Industrial da região de Campos Elíseos. Contará com a presença de 1.500 voluntários e 200 profissionais, incluindo a evacuação de 3 mil pessoas do entorno da unidade, com participação do Corpo de Bombeiros e 06 ambulâncias.

O simulado será realizado na mais moderna instalação da Liquigás Distribuidora, inaugurada em janeiro deste ano, em Duque de Caxias. O cenário do simulado será o vazamento de GLP líquido na tubulação entre o reservatório e a bomba de recalque para envase de botijão.

A partir da identificação do problema, todos os processos de emergência serão acionados, incluindo os da Liquigás, até o acionamento de todos os órgãos envolvidos. Haverá uma suposta vítima (um funcionário da Liquigás), que sofrerá um desmaio pela inalação excessiva de gás e será socorrida e encaminhada ao hospital.

“A participação da Liquigás no simulado será importante para a capacitação e o treinamento dos funcionários da Companhia, bem como para a integração cada vez maior entre todos os órgãos envolvidos”, afirma Mateus Martins Cabral, gerente do Centro Operativo de Duque de Caxias da Liquigás.

Os cerca de três mil moradores locais também participarão do simulado na evacuação do entorno do Centro Operativo, sendo encaminhados para o CIEP Helio Rangel, o posto de triagem das vítimas da comunidade envolvidas no acidente. As “vítimas” receberão os primeiros socorros no local e seguirão para o Hospital Adão Pereira Nunes e o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.

Paralelamente à simulação de emergência no Centro Operativo de Duque de Caxias da Liquigás, acontecerá um evento gratuito com diversas atividades para a população local no CIEP Hélio Rangel. No local será divulgado o Processo Apell e diversos projetos sociais das empresas instaladas no Polo Industrial de Duque de Caxias.

A Liquigás contará com um estande, onde técnicos de segurança da empresa realizarão palestras e prestarão esclarecimentos quanto à correta utilização do GLP. A empresa também irá distribuir manuais de segurança para a população local.

Estarão envolvidos na simulação e no evento paralelo as seguintes entidades e órgãos públicos: Hospital Adão Pereira Nunes, Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, UnigranRio (Universidade do Grande Rio), UNAM (União das Associações de Moradores do Segundo Distrito), AVADUQUE (Associação de Voluntários do Processo Apell de Duque de Caxias), Cruz Vermelha, PAM – CE (Plano de Auxílio Mútuo de Campos Elíseos), SAMU, Grupo Marítimo Aéreo da Polícia Militar (GAM), 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiro (GOOP), INEA (Instituto Estadual do Ambiente), ASSECAMP (Associação das Empresas de Campos Elíseos) e Secretária Municipal de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente e Secretária de Obras do Município de Duque de Caxias.

O Processo Apell é um programa criado pela Unep (Departamento da Indústria e Meio Ambiente das Nações Unidas), em junho de 1987. O Apell foi desenvolvido como uma resposta da ONU aos incidentes de poluição industrial ocorridos no final da década de 70 e início da década de 80. A sigla Apell é a abreviação das palavras em inglês "Alerta e Preparação para Emergências em Nível Local". Os objetivos do Processo Apell são criar e/ou aumentar o alerta da comunidade aos possíveis riscos existentes na fabricação, manuseio e utilização de materiais perigosos e, nas etapas seguintes, sensibilizar as autoridades e a indústria no sentido de proteger a comunidade local. Também desenvolver, com base nessas informações, e em cooperação com as comunidades locais, planos de atendimento para situações de emergência que possam ameaçar a segurança da coletividade.

Perfil- A Liquigás é líder no mercado de botijões de gás de 13 kg e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo do Brasil. Além de gás para uso doméstico, em embalagens de 2, 5, 8 e 13 kg, fornece produtos e serviços na modalidade a granel para indústria, comércio, agricultura, pecuária, aviários, condomínios, hotéis, entre outros. Investe constantemente em tecnologia e busca inovações para garantir ao consumidor final um produto e atendimento de qualidade, com responsabilidade social e ambiental. Possui uma rede com cerca de 4.000 revendedores e atende aproximadamente 35 milhões de consumidores residenciais, além de 25.000 clientes abastecidos com GLP a granel. A empresa conta atualmente com 3.250 funcionários. Em 2009, registrou um faturamento bruto de R$ 3,34 bilhões e market share de 22,4%. [www.liquigas.com.br].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Nenhum comentário: