segunda-feira, outubro 11, 2010

Petróleo estabiliza-se em NY depois de ter superado US$ 82


NOVA YORK — O preço do petróleo estabilizou-se nesta segunda-feira em Nova York, depois de ter superado os 82 dólares durante a sessão, seu nível mais alto dos últimos dois meses, ultrapassando os 84 dólares em Londres.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou em 81,47 dólares, em baixa de 11 centavos em relação à sexta-feira.

Depois de ter ganhado mais de cinco dólares na semana passada, subiu nesta segunda-feira para 82,38 dólares, seu nível mais alto desde 6 de agosto, estabilizando-se posteriormente.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 47 centavos, a 83,28 dólares, tendo subido na sessão até 84,41 dólares, seu teto desde 5 de maio.

"A direção do mercado está ditada pelo dólar", comentou Rich Illczyszyn, da corretora Lind-Walkock. "O aumento das últimas quatro ou cinco sessões foi provocado pela evolução das moedas", disse. A queda da moeda americana nas últimas duas semanas impulsionou os preços das matérias-primas (principalmente petróleo, ouro, prata), que as tornam mais atrativas para os compradores que contam com outras moedas.

Mas o dólar recuperava-se parcialmente nesta segunda-feira, pressionando os preços para baixo.

"A bolsa está em baixa (em NY), o dólar se fortalece, é uma anomalia" ver que o petróleo alcança novos tetos, comentou, por sua vez, Matt Smith, da Summit Energy. "É a continuação do movimento da semana passada".

Os preços foram sustentados na semana passada por uma inesperada queda das reservas petroleiras americanas, um alívio para o mercado depois que os estoques de petróleo alcançaram seus níveis mais altos em 20 anos no fim do verão no Hemisfério Norte.

Segundo Smith, beneficiam-se também de um fenômeno de recuperação: começaram a subir na última semana de setembro, enquanto os mercados de ações e os preços dos metais tinham se orientado para cima desde o início do mês.

Fonte: http://www.google.com/

Nenhum comentário: