segunda-feira, outubro 25, 2010

Local de possível estaleiro no CE sai em dezembro


Em dezembro deste ano, os cearenses finalmente saberão onde poderá vir a ser o local ideal para instalação de um estaleiro de médio porte no Estado. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras Transportes S.A. (Transpetro), subsidiária da estatal encarregada da movimentação de combustíveis, o estudo para identificação da localização, orçado em R$ 446,6 mil, foi iniciado neste mês. A empresa responsável é a Concremat Engenharia, vencedora do processo licitatório, aberto pela Transpetro no último dia 12 em julho. Quatro empresas participaram do certame.
A perda do estaleiro Promar para Pernambuco e a garantia do presidente Lula da Silva de que um outro equipamento seria futuramente instalado no Ceará, resultado de longa discussão em torno da localização do empreendimento em Fortaleza, assim como a não viabilização de outra área adequada em tempo hábil, motivou a realização do estudo.
Fortaleza de fora
Segundo a Transpetro, o documento deve apontar o melhor local para a construção do equipamento e abrangerá todo o litoral do Ceará, à exceção de Fortaleza, cuja inviabilidade para receber um estaleiro já foi demonstrada por estudos encomendados pela Prefeitura, e apresentados ao presidente Lula.
Ainda conforme a subsidiária da Petrobras, as conclusões servirão para balizar potenciais investimentos privados na construção naval, que resultem em projetos no Estado, tendo em vista o crescimento previsto da demanda por navios petroleiros e gaseiros, por meio do desenvolvimento da produção de petróleo e gás na camada pré-sal.
Com isso, também afirma a empresa, segue-se a diretriz do Governo Federal de viabilizar novos investimentos no setor naval, através do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), tendo em vista a cumprir seu papel de indutora maior do desenvolvimento desta indústria no País, tida como geradora de emprego, renda e cidadania a milhares de trabalhadores brasileiros.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: