quarta-feira, outubro 13, 2010

Consumo médio de gás no Brasil bate recorde em 2010, diz Petrobras

RIO - O consumo médio de gás natural no Brasil bateu recorde em setembro, até o dia 14, com 77,6 milhões de metros cúbicos por dia. No dia 9 de setembro aconteceu o pico de consumo, também recorde, com 83,9 milhões de metros cúbicos, conta que inclui os mercados térmico e não térmico. Os dados foram apresentados hoje pela diretora de gás e energia da Petrobras, Maria das Graças Foster."O volume é completamente recorde. Superou tudo o que já fizemos", disse a diretora, que participou da Rio Oil Gas, no Rio de Janeiro.O aumento da demanda por gás natural foi consequência da retomada do crescimento econômico depois da crise financeira internacional que atingiu o país no terceiro trimestre de 2008. A recuperação atinge também o mercado térmico e o volume máximo gerado a patir do gás fornecido pela estatal atingiu 6.540 megawatts este ano, volume também recorde.
ara suprir essa demanda, o fornecimento médio da estatal durante o ano atingiu 26,4 milhões de metros cúbicos diários produzidos no país, 27,4 milhões de metros cúbicos diários importados da Bolívia e outros 3,5 milhões de metros cúbicos diários via importação de gás natural liquefeito (GNL) nos terminais do Ceará e do Rio de Janeiro.
"Estamos comprando GNL o ano inteiro, mas nos últimos dois meses estamos com uma média de sete navios na Baía de Guanabara", frisou Maria das Graças, acrescentando que, apesar da média anual menor, em setembro a média diária de importação de GNL é de 4,4 milhões de metros cúbicos no Ceará e de 14 milhões de metros cúbicos no Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.santosoffshore.com.br/

Nenhum comentário: