sábado, outubro 30, 2010

ANP: Libra pode chegar a 15 bi de barris de petróleo


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) acaba de informar que a descoberta de petróleo realizada no pré-sal, no poço 2 - ANP - 2 A - RJS, em área pertencente à União, tem capacidade de 3,7 a 15 bilhões de barris de petróleo recuperável, considerando o volume recuperável da União. Ontem a Agência Estado antecipou que em até 48 horas a ANP iria anunciar essa descoberta.

Ainda de acordo com a ANP, a estimativa mais provável de reservas no local é de 7,9 bilhões de barris, de acordo com avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates. 'É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo', destacou em nota a agência.

O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d''água de 1.964 metros e até o momento a profundidade atingida é de 5.410 metros, com 22 metros perfurados no pré-sal. A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, deverá ser alcançada somente no início de dezembro. 'O poço 2 - ANP - 1 - RJS, no prospecto de Franco, e 2 - ANP - 2A - RJS, em Libra, foram perfurados em área da União com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o potencial petrolífero do pré-sal brasileiro', destaca a ANP, para que a descoberta 'valoriza enormemente o patrimônio da União', aponta o comunicado.

Fonte: http://estadao।br.msn.com/

Um comentário:

Jailton Silva (RH) disse...

E ai Adeilton como está as coisas, parabéns meu caro o seu blog é sucesso e pode deixar que quanto mais eu puder divulgar farei. Abraços e espero lhe encontrar em breve. ADEILTON PRIMO PETRÓLEO e GÁS, num é fraco não rsrrrsrss. Sucesso meu amigo. A indústria de Petróleo e Gás agradece.