quarta-feira, setembro 08, 2010

Primeiro leilão do pré-sal será em janeiro


O governo federal pretende realizar no início do próximo ano o primeiro leilão de um bloco no pré-sal sob o novo regime de partilha da produção। A previsão foi feita pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que em entrevista ao jornal O Globo destacou que a ideia é oferecer a área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Libra está localizada a 35 quilômetros da área de Franco, que teve parte das reservas (três bilhões de barris) cedidos para a exploração pela Petrobras no regime de cessão onerosa. Em Libra, a ANP está perfurando um poço, que deverá ser concluído até o próximo mês, para delimitar suas reservas.
Haroldo Lima confidencia que estrategicamente a área de Libra não fez parte das reservas de petróleo concedidas à Petrobras para a exploração pela Cesão Onerosa (de 5 bilhões de barris). Isto porque Libra, segundo o executivo, a deverá ser o maior campo já descoberto no país, superando as reservas de Tupi (estimadas em até 8 bilhões de barris), e maiores do que em Franco (estimadas em 5,4 bilhões).
Lima não quis fazer previsões, mas técnicos da própria ANP admitem que Libra poderá ter, no mínimo, 7 bilhões de barris de petróleo em reservas.
"A perfuração do poço em Libra ainda não foi concluído, mas os dados preliminares indicam que é maior do que Franco. Parece que será o maior campo já descoberto no país", destacou Lima.
A documentação sobre o leilão de Libra já está praticamente pronta para ser encaminhada para aprovação pelo conselho Nacional de política Energética (CNPE) em novembro.
Mas isso só será possível, segundo Haroldo Lima, se a candidata do PT Dilma Rousseff vencer as eleições presidenciais já no primeiro turno. Desta forma, em novembro o Congresso poderia aprovar a nova regulamentação que cria o sistema de partilha, permitindo a realização do leilão nos primeiros meses de 2011. A ANP pretende realizar também no início do próximo ano a 11a. Rodada de Licitações de Áreas para exploração de petróleo sob o antigo regime de concessão. Nesse leilão serão oferecidas pela primeira vez, desde 2007, áreas em blocos marítimos nas áreas do pós-sal. Lima disse que serão ofertados blocos desde o norte do Espírito Santo até o Foz do Amazonas.
"Os estudos estão adiantados para entregar toda a documentação na primeira reunião do CNPE logo após as eleições. Serão blocos desde o norte do Espírito Santo até Solimões no Amazonas ," destacou Lima.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: