quarta-feira, setembro 22, 2010

Estaleiro STX Brazil lança ao mar o Skandi Amazonas


Encomendada pelo armador Dof Navegação, o Skandi Amazonas é o maior e mais potente navio de reboque, suprimento e manuseio de ancoras já construído no Brasil. A embarcação, construída no estaleiro STX Brazil, prestará serviços à Petrobras em operações de apoio marítimo a plataformas de petróleo, na Bacia de Campos. O lançamento ao mar da embarcação é realizado hoje no estaleiro.

Com projeto tipo STX NOD-428, desenvolvido pela STX Norway Design, a embarcação foi construída com o apoio e estímulo do governo federal e estadual do Rio de Janeiro, financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Ministério dos Transportes, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A propulsão é híbrida diesel-mecânica-elétrica com um total de 22.360 Kw e quatro grupos geradores de 2.000 Kw cada um. A velocidade é de 17,5 nós, com calado de 5,4 metros. O calado máximo é de 7,8 metros.

Além do Skandi Amazonas, o STX Brazil tem em carteira o Skandi Iguaçu, também da Dof, com lançamento ao mar previsto para o primeiro trimestre de 2011. Outros dois barcos de apoio encomendados pela Deep Sea Supply e Siem Consub, devem ser lançados, respectivamente, até o final do segundo e do terceiro trimestre de 2011.

Desenvolvendo serviços de construção de embarcações de apoio offshore às unidades de perfuração, sondagem e produção, da bacia petrolífera brasileira, o estaleiro STX Brazil Offshore, fica localizado na Ilha da Conceição, Niterói, em ponto estratégico na Baía de Guanabara, com uma área de 80.000 m², possui cerca de 1500 funcionários próprios e 300 subcontratados.

O STX Brazil Offshore especializou-se na construção de embarcações de apoio marítimo de altíssima complexidade e sofisticação tecnológica, realizando a maior parte dos seus contratos em sua área industrial.
SKANDI AMAZONAS: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Tipo: AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
Tração Estática (Bollard Pull): 300 ton
Porte Bruto: 4.600 t
Comprimento total: 95,0 m
Boca moldada : 24,00 m
Pontal : 9,80 m
Calado max.: 7,80 m
Velocidade: 17,5 nós com calado de 5,4 m
Propulsão: Híbrida Diesel-Mecânica-Elétrica (22.360Kw total)
Grupos Diesel Geradores: 4 x 2.000 Kw cada um
Sociedade Classificadora: DNV

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

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