terça-feira, setembro 07, 2010

Capitalização da Petrobras aumenta capacidade de investimento do governo, diz Mantega


O processo de capitalização da Petrobras vai aumentar a capacidade de investimento do governo federal porque a União receberá recursos com a venda do petróleo da camada pré-sal, disse sexta (3) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o dinheiro do petróleo será investido em benefício da população.

“Todos vamos lucrar com isso [a capitalização], inclusive a população”, disse o ministro. “Quando a União vende [o petróleo], o recurso entra para o Erário Público. Portanto, é recurso para a população brasileira que no futuro será usado para educação, saúde, tecnologia e diversos setores.”
Ontem, foi definido o valor dos 5 bilhões de barris de petróleo que serão cedidos onerosamente à Petrobras: 8,51 dólares (R$ 14,70). Ao todo, a operação movimentará cerca de R$ 75 bilhões.
Segundo Mantega, a cessão dos barris para a Petrobras é a maior transação deste tipo já realizada. O ministro disse também que ela marca o início de um processo de transferência dos recursos obtidos com a exploração da descoberta do petróleo da camada pré-sal para a população. “É o início de um processo em que essa riqueza que está no subsolo brasileiro começará a ser trazida para a população", disse.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: