terça-feira, setembro 14, 2010

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: ASSUNTO IMPORTANTE NO SETOR PETROLÍFERO


Atmosferas Explosivas são ambientes com presença de substâncias inflamáveis ou combustíveis mais oxigênio, em que havendo uma fonte de ignição, estão sujeitos à combustão e explosão. Essas substâncias podem ser na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras. O assunto é de vital importância no mercado petrolífero, pois sua correta identificação e gerenciamento são os fatores que determinam a segurança do pessoal e do patrimônio.
Ao longo dos anos ocorreram grandes mudanças na Legislação Brasileira relativas a instalações elétricas em atmosferas explosivas que atingiram todas as empresas que armazenam, manipulam ou processam inflamáveis, que são as Indústrias Químicas, Petroquímicas. Estas mudanças provocaram grande impacto, gerando dúvidas e criando conflitos entre fabricantes, usuários, entidades certificadoras, além de sistema segurador brasileiro e o corpo de bombeiros.
Com o objetivo de eliminar as dúvidas e colaborar com os fabricantes nos processos de certificação de produtos e qualificação de profissionais atuantes nesse segmento, foi criada em março de 2001, a Associação Brasileira para Prevenção de Explosões (ABP-Ex). Inicialmente, a entidade foi constituída pelos mais importantes fabricantes de componentes utilizados normalmente para estes fins.
“A importância desse assunto no setor de óleo e gás é fundamental tanto para consumidores como para fabricantes”
Entrevistado pela Nicomex Notícias, Sérgio Rausch, representante ABP-Ex, destaca que a Associação surgiu da necessidade de desmistificar o assunto que, durante décadas, por falta de uma normalização e legislação nacionais, sofreu influências de soluções específicas de determinados(OUTROS) países. que, por razões históricas, equiparam as primeiras refinarias e terminais, criando uma série de mitos e tabus, que têm exigido contínuos esforços no treinamento de profissionais e regularização de instalações com base nas normas vigentes. “A importância desse assunto no setor de óleo e gás é fundamental tanto para consumidores como para fabricantes, que são indústrias químicas, petroquímicas, do petróleo, açúcar e álcool, farmacêuticas, de tintas, de cosméticos, de alimentos, siderúrgicas, distribuidoras de gás, etc”, disse Sérgio.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: