terça-feira, agosto 10, 2010

Samsung Wave encanta com tela AMOLED


Smartphone com Bada encara iPhone e Android, mas fica devendo aplicativos

Se você já andava em dúvida entre Android e iPhone, surgiu mais um candidato para confundir sua cabeça. O novo sistema Bada, criado pela Samsung, estreia no Wave mostrando potencial. Ele reproduz o melhor das atuais interfaces touchscreen numa tela AMOLED encantadora de 3,3 polegadas. Some a isso o software SocialHub, que une informações de Orkut, Twitter e Facebook, e coloque como piloto um processador de 1 GHz – pronto, temos um aparelho topo de linha por nada menos que 1.889 reais.

A plataforma da Samsung copia de forma certeira o menu principal do iPhone, com ícones coloridos e grandes, e também a área de notificação no topo da tela, uma característica marcante do Android. Fora isso, o programa remodela as páginas iniciais da interface TouchWiz, encontrada em aparelhos bem-sucedidos como Star e Corby. O resultado é uma colcha de retalhos muito bem acabada – até porque tudo isso facilita a vida do usuário, que se acostuma com o celular em poucos minutos.

Nem tudo agrada no sistema. O pior é a escassez de aplicativos, já que o acervo da loja não chega a 500 opções. Ou seja, o aparelho serve apenas para quem está feliz com os programas instalados na memória. E no dia a dia ele resolve bem, com navegador, e-mail, YouTube e clientes de redes sociais. Para abrir e ler documentos PDF e do Office, o modelo tem o software Picsel File Viewer. Dá para alternar entre essas janelas rapidamente pela barra de tarefas múltiplas, também parecida com a do iPhone.
Desempenho de ponta


Além de contar com as tradicionais conexões 3G e Bluetooth, o Samsung Wave é o primeiro smartphone testado pelo INFOlab com Wi-Fi no padrão 802.11n. Ele possui memória interna de 2 GB e vem com um cartão microSD de 8 GB. A performance do aparelho é muito boa. Não há demora em alternar entre programas, e os poucos jogos disponíveis na loja rodam sem engasgo.

A tela capacitiva sensível ao toque de 3,3 polegadas tem resolução de 800 por 480 pixels. A definição da tela está bem acima dos concorrentes, comparável somente com a do iPhone 4, e a sensibilidade é excelente. Seu problema é engordurar com facilidade. O celular possui sensor de posição, que permite usar programas na vertical e na horizontal. No entanto, o teclado não funciona deitado em alguns aplicativos, como o Twitter.

No quesito diversão, o Wave manda muito bem. O player de música e vídeo aceita uma variedade enorme de formatos – reproduz DivX e XviD e toca músicas em MP3, AAC, AAC+, EAAC+, WMA, MIDI, I-MELODY, WAV, MMF e REAL. Também dá para acessar rádio FM com RDS e ouvir tudo por um fone comum, no padrão P2.

Outro ponto positivo vai para a câmera de 5 megapixels com uma porção de recursos. Dá para ajustar o foco tocando em algum ponto da tela e evitar que a lente capture o momento em que uma pessoa está piscando. Depois do clique, é possível editar fotos com efeitos, como distorção e desfoque, além de ajustar brilho, cor e inserir textos sobre as imagens.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: