sábado, maio 15, 2010

Avião da Boeing é espião invisível


SÃO PAULO – Nesta semana, a Boeing apresentou o Phantom Ray, um sistema de aviação automático, que dispensa pilotos, e passa despercebido por radares inimigos.

O projeto foi iniciado há apenas dois anos e servirá como plataforma de testes para novas tecnologias.
O Phantom Ray tem asas com 15 metros de envergadura, 10 metros de comprimento e consegue voar a até 12 mil metros de altura. Ele viaja a 988km/h, ou 0.8mach, quase a velocidade do som.

O avião foi projetado de maneira a passar praticamente despercebido por radares - seu motor, por exemplo, fica escondido no corpo da nave para reduzir a assinatura infra-vermelha. Qualquer arma colocada a bordo também permaneceria escondida, aparecendo somente quando necessária.

A nave é voltada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento e pode ajudar a bloquear ataques eletrônicos e a fazer reabastecimentos aéreos. Em julho, começam os testes com os sistemas que ajudarão a determinar as futuras necessidades de um combatente e, conseqüentemente, possíveis melhorias no projeto.

Já há nove vôos programados a partir de dezembro.

A Boeing Defense, Space & Security, que projetou o Phantom Ray, tem sede em St. Louis, nos Estados Unidos, valor estimados em US$34 bilhões e cerca de 68 mil funcionários.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: