domingo, março 28, 2010

Software analisa sentimentos pela voz


A empresa israelense desenvolve software que analisa a fala em tempo real e a traduz em gráficos que descrevem as emoções do falante.


A invenção de chama Maginify e foi criada por Yoram Levanon, CEO da empresa eXaudios Technologies – que apresentou o produto no início da semana na DEMOSpring 2010 em Palm Springs, Califórnia.
O software analisa a entonação e volume da voz e, em menos de 15 segundos, entrega um relatório da fala com cerca de 80% de precisão. O sistema independe da língua falada e, por motivos ainda não compreendidos, o aparelho funciona de forma menos precisa quando a pessoa tem dislexia.


Inicialmente, o Maginify será voltado para call centers como forma de monitorar chamadas e permitir que a equipe identifique se o cliente está ficando com raiva e reaja de acordo. Quem ligar e deixar um recado também pode ser beneficiado pela análise da entonação, já que os operadores poderão passar na frente aquelas pessoas que parecerem mais aborrecidas – o que será tarefa difícil, dado que o nível de irritação em call centers é generalizado.


Apesar de identificar uma série de emoções, no ambiente dos call centers alegria e raiva são as mais importantes.


Há também uma versão que analisa gravações, e não ao vivo, para fins estatísticos. A empresa também acredita que o softaware possa ser usado em programas de segurança nacional.




Fonte: http://info.abril.com.br/

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