domingo, março 14, 2010

iPad leva prêmio "fiasco do ano" na Espanha


Nem chegou às lojas e o iPad, da Apple, foi "premiado" como o fiasco tecnológico de 2010 depois de uma votação na segunda edição dos Fiasco Awards, anunciado em Barcelona.

Segundo os organizadores do prêmio, concedido na Espanha, o produto da Apple recebeu 4.325 dos 7 mil votos de todo o mundo. O blog dos Fiasco Awards ironiza que o iPad seguiu o mesmo caminho do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que recebeu o prêmio Nobel da Paz antes mesmo de sua carreira ter começado.

O iPad foi lançado por Steve Jobs em janeiro, mas só começará a ser entregue a partir de 3 de abril. A pré-venda começou na sexta-feira. Desde o anúncio foi recebido com críticas de analistas, que apontaram como pontos negativos do dispositivo estão a falta de câmera, entrada USB e suposte para o Flash, da Adobe, programa que dá suporte a vídeos. Mas outras opiniões são de que se trata de um produto revolucionário, capaz de mudar a tecnologia nos dispositivos futuros.

"É um ganhador um pouco estranho. Quando recemos a candidatura, avaliamos se podia ser considerada ou não, mas concluímos que a candidatura não violava as regras da votação", disse Antonio Brey, da equipe organizadora, no texto de apresentação do prêmio.

.
"Sabemos que no próximo ano pode acontecer que vejamos que o iPad foi um sucesso total", continua o texto. Diante desta possibilidade, a organização se comprometeu que, caso aconteça, em 2011 os próprios Fiasco Awards serão um dos candidatos ao prêmio de Fisco do ano".

.
Em 2009, o vencedor foi o Windows Vista, antecessor do Windows 7, da Microsoft.

Mas por que premiar os fiascos tecnológicos?

"Nós, um grupo de pessoas relacionadas à tecnologia, nos reunimos para pensar em como fomentar o espírito de inovação e de empreeendedores. O discurso oficial estimula os projetos empreendedores, mas não diz que às vezes as coisas não se saem bem", disse Brey.

Os outros finalistas do ano foram a rede Xing, o Google Wave, a vídeo-chamada e opadrão para o DVD de alta definição, o sistema antipirataria DRM, o sistema DTT e o PSP Go!, da Sony.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: