sábado, março 13, 2010

iPad ameaça mercado de e-readers




Um novo estudo feito pela empresa ChangeWave afirma que o iPad, o novo gadget da Apple, é capaz de ter um grande impacto nos mercados de e-readers e notebooks.

Paul Carton, diretor de pesquisas da ChangeWave, disse que sua equipe acompanhou o mercado de e-readers, atualmente em em expansão, e descobriu que o iPad irá certamente produzir um impacto de transformação no futuro, mesmo que outros fabricantes - a Amazon, por exemplo, que lançou o Kindle - possuam a liderança até o momento, afirmando ainda que os resultados da pesquisa mostram que o iPad está pronto para mudar o panorama.

Entre os consumidores que já compraram um leitor de eBook, o Kindle lidera as vendas, com 68%, muito acima do rival mais próximo, o Sony, com 10%.

Para quantificar o impacto do iPad no mercado, a emrpesa perguntou aos donos de leitores de eBooks se eles teriam comprado seu atual aparelho mesmo se o iPad da Apple já estivesse disponível. Segundo o site TG Daily, o resultado mostrou que quase metade (45%) dos atuais donos de e-Readers disse que ainda compraria seu aparelho, mas mais de um quarto (27%) relatou que teria comprado o iPad se estivesse disponível na mesma época.

O Kindle da Amazon estaria em segundo no ranking de compras futuras, com 28%. Os leitores Barnes e Noble Nook (6%) e Sony (1%) estão bem atrás, em terceiro e quarto respectivamente, diz Carton.

O diretor ainda acredita que o iPad irá ganhar força na demanda de e-Readers, e a pesquisa sugere que a Amazon e os outros concorrentes podem ficar para trás, se não se prepararem rapidamente para atualizarem seus próprios leitores.

O site de economia Investor Place apresenta diversos gráficos que mostram o quão importante o lançamento do gadget é para o mercado e o seu potencial de vendas entre os consumidores.


Nenhum comentário: