segunda-feira, março 29, 2010

Ferramenta oferece personalização online segura e sem custo

Uma novidade para personalizar o modelo de navegação do internauta e tornar sua experiência online mais atrativa começa a chegar aos usuários brasileiros de internet fixa. Trata-se do Navegador, solução que permite substituir grande parte do conteúdo e das ofertas que hoje são sugeridas de forma aleatória por informações que sejam realmente do interesse do usuário, proporcionando uma experiência personalizada, muito mais rica e eficiente. E o que é melhor: com total privacidade e segurança e sem custo.

A solução começa a ser oferecida, gradualmente, aos usuários da banda larga fixa da Oi - por enquanto, apenas no Rio de Janeiro. A ideia é que, até o final do ano, esteja disponível em todas as praças atendidas pela operadora no País. Além da Oi, participam do projeto Terra, UOL, IG e Estadão.

Como funciona o Navegador
Ao fazer o login em sua máquina, o usuário verá uma tela que explica a nova funcionalidade e pergunta se ele quer experimentá-la. A escolha é, desde o princípio, do internauta: a ferramenta só é ativada depois que ele aceita a oferta. Com isso, ele será levado a um site conceito, contendo informações variadas. A grande "mágica" da solução é que à medida que o usuário vai navegando, ela identifica suas preferências, em tempo real, "aprende" os conteúdos que mais interessam a ele e prioriza as informações.

Até mesmo a questão do tempo é levada em consideração. Por exemplo, digamos que você vai viajar e procura com frequência durante uma semana informações sobre Buenos Aires. Quando parar de fazer buscas sobre a capital argentina, a ferramenta vai "entender" que o tópico já não é tão interessante para você e não vai mais considerá-lo prioridade como antes.

O Navegador não guarda dados pessoais do usuário nem endereço IP da sua máquina, sequer histórico da navegação. Em vez disso, utiliza uma chave randômica de 24 dígitos, não rastreável, que é colocada no browser do usuário: todos os perfis de interesse são atribuídos a esta chave aleatória. Ou seja, não há como ligar as informações a uma determinada pessoa, nada fica associado nem ao internauta nem a sua máquina.

O sistema trabalha apenas com páginas públicas da web, isto é, não opera em e-mail e sites que tenham procedimentos de segurança que exijam senhas de acesso (como os bancos). Outra característica do Navegador é que o sistema exclui temas sensíveis como jogos de azar, drogas, álcool, laudos médicos e conteúdo adulto.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: