sexta-feira, março 12, 2010

Britânicos criam circuito de vídeo inteligente


Pesquisadores da universidade de Reading, no sul da Grã-Bretanha, desenvolveram um sistema eletrônico capaz de monitorar e filtrar imagens capturadas por câmaras de segurança, de forma a alertar os operadores sobre "atividades suspeitas".
O sistema, que pode ser usado na segurança de Londres durante a Olimpíada de 2012, está sendo testado pelo aeroporto de Toulouse, no sul da França, e em outros locais onde circulam multidões.

O programa britânico tem a intenção de transformar o circuito fechado de vídeo em um sistema de monitoramento inteligente. Ele conta o número de pessoas em uma plataforma de embarque, por exemplo, e analisa a movimentação da multidão - identificando qualquer atividade estranha.

Para o secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Alan West, o sistema seria capaz de identificar terroristas antes mesmo de atacarem.

"É possível usá-lo em um avião para ver como os passageiros se comportam, mas a ideia é que essas pessoas (com más intenções) sequer consigam embarcar", afirmou West.

A BBC obteve autorização para experimentar o sistema que está sendo testado em Toulouse.

Um repórter abandonou uma mochila no estacionamento, entre um pequeno grupo de voluntários.

Em segundos, o computador comparou os movimentos do jornalista com o de outras pessoas na vizinhança e antes que ele conseguisse deixar a área, disparou o alarme.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: