terça-feira, março 23, 2010

Brasil é imã para ameaças bancárias


Ameaças roubam senhas de banco e números de cartões de crédito


O Brasil é o alvo principal das ameaças bancárias de acordo um estudo feito pela Kaspersky sobre ataques de cavalos de troia.

A pesquisa, que traz os números de 2009, mostra que o país lidera o ranking global com 36% dos casos de infecção, seguido pela China, com 21% do total.
"O Brasil não só é o país mais atacado por trojans bankers como também é o principal produtor deste tipo de vírus. A grande maioria dos ataques que acontecem no Brasil é por vírus produzidos nesse país", afirma Dmitry Bestuzhev, analista de vírus sênior da empresa para a América Latina.

Os especialistas da Kaspersky apontam que existem três tipos de cavalos de troia. O PSW, que rouba senhas de e-mail e redes social, o Banker, responsável por capturar as credenciais de acesso a bancos e números de cartões de crédito, e o Spy, responsável por se apoderar de todo o tipo de informação referente ao usuário.

Curiosamente, no gráfico PSW, o Brasil nem apareceu entre os 10 mais infectados. O primeiro lugar ficou com a China, com 63%, seguida da Rússia, com 12%. Alemanha, Índia e Turquia, por exemplo, ficaram na faixa dos 3% a 2%.


Confira o top 5 dos países mais infectados por cavalos de troia bancários:

1-Brasil (36%)

2-China (21%)

3-Espanha (8%)

4-Rússia (8%)

5-México (7%)

Para se proteger dessas ameaças, o usuário deve manter suas soluções de segurança atualizadas, além de evitar a instalação de arquivos de origem duvidosa. Outra dica interessante é evitar a abertura de links em páginas desconhecidas.


Nenhum comentário: