terça-feira, dezembro 08, 2009

Rodar o Chrome OS está cada vez mais fácil


Experimentar o Chrome OS, o recém-anunciado sistema operacional do Google para netbooks que ainda está em desenvolvimento, está cada vez mais fácil. Se antes era necessário uma máquina virtual ou pendrive de 8 GB, versões "não oficiais" mais recentes rodam bem em pendrives bem menores, e em uma gama cada vez maior de máquinas.
Uma destas versões é o Chrome OS Cherry, criado pelo hacker Hexxeh. Com apenas 300 MB (e rodando a partir de um pendrive de 1 GB), a versão mais recente desta "distribuição" tem suporte a interfaces wireless da Ralink e Broadcom, o que segundo o site Liliputing é suficiente para torná-lo compatível com a maioria dos netbooks disponíveis no mercado.

A Dell também atualizou sua versão do sistema, que agora além do Dell Mini 10v também roda no popular Dell Mini 9 e no Latitude 2010 e é menor, cerca de 300 MB como na criada por Hexxeh. No site Direct2Dell, canal usado pela empresa para comunicação com os usuários, é possível encontrar um vídeo com uma demontração do Chrome OS, link para download e instruções para instalá-lo no disco rígido da máquina. Vale o aviso: tudo de forma experimental, e sem nenhum tipo de suporte técnico por parte de Dell.

O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão "para download", pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema. Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial, em http://www.chromium.org/.




Nenhum comentário: