segunda-feira, novembro 02, 2009

Laptops não vão mais superaquecer


Quem usa laptops no colo (como o próprio nome sugere), vai ficar aliviado: uma nova tecnologia promete mantê-los em temperatura ambiente.


Jairo Sinova, professor de física da Universidade Texas A&M, liderou a criação de um novo semicondutor mais eficiente, que não perde tanta energia na forma de calor.

Segundo o estudo, publicado na Nature Physics, os laptops estão aquecendo cada vez mais à medida que ficam menores e mais poderosos. Sinova afirma que, até 2020, as temperaturas do aparelho estarão tão altas que serão iguais às da superfície do Sol.
O X da questão no problema do aquecimento é a maneira como a informação é processada, já que o fluxo de cargas elétricas, enquanto transmite os dados, também gera calor.
Os pesquisadores tentaram uma maneira alternativa para esse processamento e decidiram realizá-lo por meio do spin dos elétrons (a orientação magnética deles). A direção do spin pode, assim como as cargas, ser usada para criar, transmitir e ler a informação.
O dispositivo funciona virando o spin em uma direção específica, de acordo com a informação que se deseja processar. Os elétrons são então transmitidos e a direção do spin é medida por meio da voltagem produzida por ele.
Segundo Sinova, o maior desafio, por enquanto, é manter a distância de transmissão para algumas direções específicas – mas, por outro lado, ele garanta que este dispositivo é o único, por enquanto, que permite a um laptop funcionar sem ultrapassar a temperatura ambiente.



Nenhum comentário: