domingo, dezembro 20, 2009

Protesto do iPhone derruba ao menos uma rede nos EUA

A "Operação Chokehold" proposta pelo personagem Fake Steve Jobs, derrubou ao menos uma rede da operadora AT&T em uma cidade nos Estados Unidos, na tarde desta sexta-feira. Por relatos no Twitter, a primeira e única "vítima" foi a cidade de Boulder, no estado do Colorado.
A ideia, um protesto contra os preços altos e falta de atualização de infra-estrutura da operadora que detém a exclusividade de vendas do iPhone nos Estados Unidos, era que os donos do celular da Apple usassem, por uma hora, o máximo de dados possível no smartphone. O protesto, no horário brasileiro, ocorreu entre as 18h e 19h.

O protesto dos usuários contra a operadora surgiu no blog do jornalista Dan Lyons, que encarna o Steve Jobs falso, em reação a uma afirmação de Ralph de la Vega, presidente da AT&T. De la Vega disse que o desempenho da rede da operadora em Nova York e San Francisco estava abaixo do esperado, já que o uso de dados no celular nessas cidades é maior. O blog de Fake Steve Jobs publicou um memorando (falso) da Apple convocando os usuários a derrubar a rede da AT&T nesta sexta.

O próprio Fake Steve voltou atrás e admitiu que era uma piada, dizendo que pelo menos conseguiu chamar atenção para a causa. Entretanto, foi criado um site anônimo convocando clientes da AT&T a sobrecarregar a rede usando aplicativos que consomem muitos dados, como YouTube, Pandora e Ustream, entre outros. A página no Facebook tem mais de 4,3 mil fãs. Tanto a operadora AT&T quanto a agência reguladora de comunicações nos Estados Unidos (FCC) condenaram a ação.

Mesmo que a rede da AT&T não caia, os donos do site Opchoke.com (e da página no Facebook) pedem aos usuários nos EUA que enviem informações sobre dados consumidos durante o período. O caso de Boulder foi relatado pelo usuário do Twitter Andrew Hyde, que não conseguiu se conectar à rede para acessar o YouTube. Leitores do blog MobileCrunch relataram lentidão no acesso em alguns locais, como os estados de Utah, Wisconsin e Texas.

Nenhum comentário: