segunda-feira, dezembro 21, 2009

Encontrado líquido em lua de Saturno


A maior lua de Saturno, Titan, é mais parecida com nosso planeta do que se pensava.


Utilizando instrumentos da nave Cassini, da NASA, cientistas confirmaram a presença de líquidos na superfície de Titam, tornando-a o único corpo conhecido, além da Terra, com essa característica.
O reflexo do que parece ser um lago foi captado no hemisfério norte da lua, uma região repleta de formas que cientistas há tempo acreditavam serem similares a lagos.
Desde que começou a orbitar Saturno, em 2004, a nave Cassini vem buscando indícios desse brilho chamado de reflexão especular. A descoberta só foi possível neste semestre, após o equinócio, quando o Sol começou a iluminar o hemisfério norte da lua e seus raios passaram a incidir diretamente sobre a área dos lagos após 15 anos mantendo-os na escuridão.
Para ter certeza de que o brilho não era uma simples luz ou erupção vulcânica, a equipe usou métodos de comparação de radar e análises de comprimentos de onda de 5 microns feitas entre 2006 e 2008.
Há 20 anos, cientistas teorizam que a superfície gelada de Titan poderia conter mares ou lagos de hidrocarbonetos líquidos e, agora, finalmente existe essa confirmação - apesar de se tratar de metano líquido, e não água, como na Terra.
A imagem foi feita em julho, a cerca de 200 mil quilômetros de distância da superfície, e possui uma resolução de 100 quilômetros por pixel.


Nenhum comentário: