segunda-feira, setembro 14, 2009

Veja sintomas e descubra se você está viciado na internet

Você adora a internet e dedica muito do seu tempo à vida online - pesquisando, trabalhando, se divertindo, conversando com os amigos, atualizando seus perfis, baixando conteúdo, lendo e mais uuma infinidade de atividades. Como milhões de outras pessoas mundo afora. Mas, para muitas destas pessoas, a internet pode virar problema: um vício.
Embora os viciados na internet constituam um pequeno grupo no vasto universo dos internautas, o problema atrai a atenção de pesquisadores, autoridades e educadores. Em muitos países, como China, Japão e Estados Unidos, já existem clínicas de reabilitação que lidam com esta nova "doença".
A diretora executiva do centro de reabilitação ReSTART, localizado nos arredores de Seattle, Estados Unidos, listou 11 sintomas característicos de quem fica tempo demais em frente a uma tela. Segundo Hilarie Cash, se você se identificar com três dos seguintes comportamentos, pode estar abusando da internet. Cinco ou mais, caracterizariam o vício. Confira:
1- Passo cada vez mais tempo na internet
2- Não consigo controlar a necessidade de estar online
3- Sinto-me eufórico quando estou na internet
4- Fico ansioso para passar mais tempo online e intranquilo quando não estou
5- Estou mais desatento em relação aos amigos e à família
6- Minto quando perguntam quanto tempo dedico à internet
7- A internet interfere em meu rendimento no trabalho e/ou estudo
8- Sinto-me culpado ou envergonhado pelo tempo que passo na rede
9- Meus hábitos de sono estão alterados
10- Meu peso está alterado, tenho dores na coluna, na cabeça ou tendinite
11- Não tenho interesse por outras atividades
Interessados em participar da pesquisa online promovida no site do ReSTART podem acessar o endereço (www.netaddictionrecovery.com/) e responder as perguntas (em inglês).

Nenhum comentário: