quarta-feira, setembro 02, 2009

Microsoft avança na batalha publicitária contra a Apple


Sean Siler nunca seria confundido com uma estrela de cinema. Ex-oficial da Marinha que usa óculos e está um pouquinho acima do peso, Siler trabalha na Microsoft, onde supervisiona na divisão Windows a implementação de um programa de conexão à internet chamado IPv6.
Mas no último verão americano, Siler, 39 anos, provocou falta de fôlego quando fez um teste para a nova campanha publicitária do Windows, criada pela Crispin Porter & Bogusky, uma agência de Miami conhecida por trabalhos audaciosos para o Mini Cooper e Burger King.
"Pensei, só pode ser brincadeira¿, lembra Rob Reilly, um dos diretores criativos da agência. "Não podia ser mais perfeito."
Todos concordaram que Siler se parecia exatamente com PC, o personagem interpretado pelo comediante John Hodgman nos populares anúncios "Get a Mac" da Apple, em que computadores com Windows e seus adoradores são satirizados. Duas semanas depois, Siler estava em um estúdio de televisão nas proximidades. A agência o vestiu na roupa estúpida do PC - camisa branca, calças largas, casaco esporte marrom e uma gravata combinando - e lhe passou um roteiro com as falas: "Eu sou um PC. Fui transformado em um estereótipo".
Siler se juntou a uma parada de ambientalistas, compradores econômicos de laptop, lutadores de artes marciais, DJs de mashups e alunos do jardim de infância extremamente tecnológicos que apareceram na nova campanha da Microsoft para mostrar que usuários reais do Windows não são robôs ignorantes.
Para Siler, a experiência foi semelhante a quase se tornar a encarnação geek de Brad Pitt. Seu e-mail apareceu na campanha e acabou recebendo 4 mil mensagens de telespectadores - alguns de pais agradecidos, cujos filhos queriam os caros Macs e agora estavam considerando os PCs.
Crispin colocou um vídeo no YouTube em que Siler discute seu papel na campanha; ele foi visto mais de 702 mil vezes. No trabalho, ele passou a ser interrompido constantemente por seus colegas da Microsoft. "Por algumas semanas", lembra Siler, "ia gente ao meu escritório para dizer: 'ei, você é o cara do PC, não é? Aquilo foi tão legal!'". Sua mãe não ficou tão certa disso. "Você parece horrível", ela lhe disse. "Você não tem nada a ver com aquele homem. Por que fizeram você parecer tão mal?".
É melhor alguém explicar à mãe de Siler que isso não é um concurso de beleza; é uma guerra publicitária, destinada a ficar na história ao lado da guerra dos refrigerantes de cola nas décadas de 1980 e 90 e da rixa Hertz-Avis nos anos 1960. De acordo com a TNS Media Intelligence, a Apple gastou US$ 264 milhões em anúncios televisivos no ano passado, 71% a mais do que a Microsoft. Nos primeiros seis meses de 2009, porém, a Microsoft respondeu com comerciais de US$ 163 milhões, o dobro do gasto pela Apple.

Fonte: www.terra.com.br

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