Os vírus trojans continuam sendo uma das principais ameaças à segurança dos computadores, conforme uma classificação divulgada nesta segunda-feira pela empresa de segurança BitDefender. Cinco das dez ameaças citadas no ranking Top10 de Ameaças Eletrônicas são Trojans, categoria que pelo segundo mês consecutivo é a mais representada na lista divulgada todos os meses.
A novidade na classificação é o Worm.Autorun.VHG, que ocupa a décima posição na lista e explora o bug do Autorun no Windows. Ganhando popularidade, o Exploit.PDF-JS.Gen garante a nona posição do ranking de julho. O malware é um exploit que utiliza das vulnerabilidades de algumas versões do Adobe PDF Reader que possuem Javascript embutido.
O Exploit.SWF.Gen, um dos mais antigo bugs que se tem notícia, ainda está ativo na internet, ocupando o sexto lugar. Sua popularidade se deve ao fato de que a Adobe distribuía as versões antigas via web e o usuário só precisava fazer a atualização automática (que é opcional) para os patches de segurança necessários.
Em quarto lugar está o Downadup.Gen, também conhecido como Conficker ou Kido. O Downadup.Gen teve um crescimento nas infecções neste mês, passou de 3.33% para 4.15%.
O Trojan.Wimad parou na posição 3, aumentando ligeiramente de 5.60% para 6.16% de infecções no mês de julho. Enquanto o Trojan.AutorunINF.Gen permaneceu na segunda posição com nenhuma variação percentual.
Finalmente, o Trojan.Clicker.CM continua na primeira posição, aumentando de 10.13% para 11.41% de infecções em julho.
Confira abaixo a classificação divulgada pela BitDefender:
1 - Trojan.Clicker.CM2 - Trojan.AutorunINF.Gen3 - Trojan.Wimad.Gen.14 - Win32.Worm.Downadup.Gen5 - Win32.Sality.OG6 - Exploit.SWF.Gen7 - Trojan.Autorun.AET8 - Trojan.JS.PYV9 - Exploit.PDF-JS.Gen10 - Worm.Autorun.VHG
Fonte: www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário