quinta-feira, agosto 06, 2009

Novo trojan engana ferramentas antivírus

empresa inglesa de segurança Prevx encontrou um novo vírus trojan capaz de enganar aplicativos antivírus e anunciado como um dos mais sofisticados vírus já lançado. Embora sua eficácia seja garantida por seus criadores, a McAfee afirmou estar ciente da nova ameaça e prometeu uma solução para breve.
Trojan, ou cavalo-de-tróia, é o tipo de vírus criado para invadir máquinas e roubar dados confidenciais de seus usuários. No caso de "Limbo 2", as informações roubadas são, principalmente, as de instituições bancárias, noticiou o site SC Magazine.
Em contato com a revista de segurança, Jacques Erasmus, diretor da equipe de pesquisa da empresa, afirmou que estava monitorando fóruns russos há algum tempo quando se deparou com Limbo 2, o vírus mais procurado do submundo.
O que torna este malware tão visado são suas características furtivas, que dão a ele uma invisibilidade perante ferramentas de defesa. Por US$ 1,3 mil (equivalente a pouco mais de R$ 2 mil) os cibercriminosos podem adquirir o vírus capaz de se modificar em algumas horas caso descoberto, mantendo suas características principais de roubo de informações.
De acordo com o site Ars Technica, além de roubar dados digitados ao iniciar a máquina, o Limbo 2 é capaz de identificar credenciais que julgue interessantes, como números de cartões de crédito e endereços de email, por exemplo.
Para fazer novas vítimas, o trojan pode ser enviado através das redes botnet, ou então anexado a arquivos de instalação ou vulnerabilidades em sites.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: