segunda-feira, agosto 31, 2009

NEC, Casio e Hitachi podem fundir operações com celulares

As japonesas NEC, Hitachi e Casio Computer estão em negociações para unificar suas abatidas operações com celulares, na tentativa de reduzir custos de desenvolvimento em uma mercado saturado, disseram quatro fontes nesta sexta-feira.
Uma fusão ajudará Hitachi e Casio a diminuírem exposição dos grupos ao competitivo mercado de celulares e pode causar mais consolidação entre as fabricantes do Japão, que se arrastam em um mercado abarrotado e em retração.
Contudo, fusões entre negócios de celulares deficitários não significarão crescimento, alertou um analista.
"A consolidação significará na melhor das hipóteses que esses fabricantes de celulares continuarão em pé", disse Michito Kimura, analista da empresa de pesquisa IDC, que prevê que o mercado japonês de celulares despencará 20 por cento em 2009 pelo segundo ano consecutivo e permanecerá estável no próximo ano.
O jornal Yomiuri informou que a NEC, terceira maior fabricante de celulares do Japão, pode separar sua divisão de celulares para juntá-la com uma joint-venture existente entre a Hitachi e a Casio, assumindo uma fatia majoritária na nova instituição.
A fusão pode ser limitada às operações de desenvolvimento de celulares e não incluir produção, segundo fontes próximas do assunto.
As ações da Casio saltaram 8,5% nesta sexta-feira, atingindo o maior patamar em quase 11 meses, enquanto as da Hitachi subiram 1,6% e as da NEC 0,6%.
O mercado de celulares do Japão está despencando e fabricantes de aparelhos ainda precisam lutar com custos de desenvolvimento estimados em aproximadamente 10 bilhões de ienes (US$ 107 milhões) por nova unidade no mercado tecnologicamente mais competitivo do mundo.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: