domingo, agosto 09, 2009

Há 54 anos, rádio criou o conceito de "gadget"


O dia 7 de agosto pode ser considerado o dia que o conceito de ¿gadget¿ foi criado, quando a Sony lançou seu primeiro rádio com transistores, o Sony TR-55, em 1955.

Na época, a companhia japonesa nem tinha esse nome ainda: era Tokyo Tsushin Kogyo (ou Tokyo Telecommunications Engineering Corporation, corporação de engenharia de telecomunicações de Tóquio). Só virou Sony depois que o TR-55 estourou.
O TR-55 não foi o primeiro rádio do mundo. Um primeiro modelo foi lançado nos Estados Unidos pela Regency com transistores da Texas Instruments. Mas o que o pequeno aparelho movido a pilha conseguiu foi tornar o rádio um sucesso comercial. No fim daquele ano, a Sony já exportava outros modelos de rádios com transistores para a Europa.
A mudança da válvula para o transistor causou a incrível mudança de tamanho. O site histórico da Sony comenta o design do aparelho: "Embora o dial e o logo tenham sido criados baseados em outros produtos, os designers criaram um novo estilo por completo, que levou a um rádio de formato e tamanho sem precedentes".
O TR-55 media 89 x 140 x 38,5 milímetros (largura x altura x profundidade), usava cinco transistores e pesava 50 gramas. Sem o TR-55, não teríamos câmeras fotográficas, Walkmans, iPods ou qualquer outro gadget moderno.
Outros marcos de 7 de agostoCuriosamente, o 7 de agosto também é o dia em que Tim Berners-Lee publicou seu primeiro ensaio sobre a World Wide Web, em 1991, e que a universidade de Harvard, junto com a IBM, colocou o computador Mark I, no distante 1944, em funcionamento. Pelo seu poder de processamento, o Mark I foi a primeira grande "calculadora universal".
E em 7 de agosto de 1966, nasceu Jimmy Wales, criador da Wikipedia.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: