quarta-feira, agosto 26, 2009

Celular controlado por gestos é patenteado


A onda touchscreen invadiu os modelos de celulares mais interessantes do mercado. Assim como o iPhone, o objetivo é fazer o máximo possível de operações com os dedos, e o mínimo com os scrolls físicos e menus de listas e botões. Porém, o que virá depois do touchscreen e do multitouch? Para quem gosta de gesticular muito ao telefone, a nova patente da Samsung pode fazer com que esses movimentos executem tarefas úteis no seu celular.

O site IntoMobile informa que a patente, denominada "Hand gesture recognition input system and method for a mobile phone" (algo como "Reconhecimento de gestos de mão para inserção de informações e métodos para telefones móveis"), permitirá que o usuário execute ações no celular apenas com gestos, sem a necessidade de encostar o dedo na tela.
De acordo com o site Ubergizmo, esse sistema funcionará da seguinte forma: os gestos da mão, feitos de forma pré-configurada pelo sistema, serão reconhecidos pelo celular em toda a sua volta, devido à câmera instalada na frente do aparelho. Ao serem reconhecidos os movimentos, esses são traduzidos para controles de tela.
A idéia dessa patente não é algo inteiramente novo para a Samsung. Em seu celular lançado ainda este mês na CTIA Las Vegas 2008, denominado Instinct, o usuário pode navegar por páginas da Internet com movimentos detectados pela câmera embutida.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: