sexta-feira, julho 17, 2009

Gazelle pode ser resposta da Microsoft ao Google Chrome OS

O Gazelle, um navegador que funcionaria de maneira mais próxima à de um sistema operacional, pode ser o contra-ataque da Microsoft ao Google Chrome OS.
O protótipo Gazelle supostamente faria coisas como proteger os webapps uns dos outros e isolar abas (como o Chrome faz hoje e o Firefox deve fazer futuramente). É um dos muitos, muitos projetos de pesquisa da Microsoft - mas pode ser aquele a ser anunciado na semana que vem para mostrar que eles ainda estão no jogo contra o Google.
O que o Gazelle não fará é substituir o Internet Explorer - ao menos não a curto prazo.
O sistema terá um kernel baseado no Linux (não disseram qual distribuição), logo terá código aberto e será gratuito. O Chrome OS será lançado apenas para desenvolvedores no fim deste ano; para o público em geral, só em 2010. O Google deve falar mais sobre seu novo OS "a partir de setembro".
O sistema será compatível com processadores x86 e ARM. Ou seja, poderá ser instalado não só em netbooks: na verdade, o Google pretende expandir o foco do Chrome OS para notebooks e computadores de mesa. Já estão conversando hoje com fabricantes de PCs na Ásia (cujos nomes o Google ainda não pode divulgar UPDATE: já foi divulgada a lista), para lançar o sistema operacional em netbooks no final de 2010. A ideia é seguir o modelo de negócios do Android: desenvolver o OS para os fabricantes, que pode ser alterado de acordo com o gosto deles, sem cobrar por isso nem inserir anúncios no sistema operacional.
Mas e no Brasil? Ximenes explica que depende dos fabricantes; mas acredita que, pelo tamanho do nosso mercado de PCs, o País não deve ficar para trás.
---
Restam, no entanto, algumas dúvidas. Não será um choque para o usuário ter que se acostumar com mais outra interface do sistema operacional? Para Ximenes, não: quantos celulares com diferentes sistemas operacionais você já teve? Não é traumático se acostumar com um OS novo. A comparação é válida porque celulares têm uma função básica: fazer ligações. Qual a função básica do Chrome OS? Internet. O Windows tem uma função básica? Fora que os programas do novo sistema operacional serão baseados na web: se você já usa o Google Docs, por exemplo, vai usá-lo da mesma forma no Chrome OS.
Mas posso usar outro navegador, que não o Chrome, no Chrome OS? Segundo Ximenes, nada impede isso, dado que o sistema é livre (tem código aberto). Se um fabricante quiser incluir outro navegador, por exemplo, é possível. Da mesma forma, se o fabricante quiser vender seus PCs com o Chrome OS e outro sistema operacional, também pode — só depende do fabricante.
E se o computador, por não ter rede ou por falha de serviço, não conseguir acessar a internet? Ximenes não conseguiu explicar como o sistema funcionaria. Hoje, por exemplo com o Windows, dá pra fazer alguma coisa: ouvir música, jogar Paciência, editar arquivos etc. O Google Docs, por exemplo, já tem funcionalidade offline (ainda que limitada). Afinal: como você usará seu netbook se estiver offline? Não sabemos, mas ainda é muito cedo para se pensar nisso.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: