A Nokia lançou na Europa três novos modelos de celulares nesta segunda-feira, incluindo o mais barato aparelho 3G da marca até o momento. O novo 2730 Classic deve custar o equivalente a pouco mais de R$ 220, sem considerar impostos e subsídios de operadoras, e deve ser colocado à venda a partir do terceiro trimestre deste ano.
A Nokia também lançou os modelos 7020 e 2720 Fold, que serão vendidos por 90 e 55 euros, ou cerca de R$ 270 e R$ 155, respectivamente. O novo aparelho 3G, com o design tradicional da Nokia, tem como alvo usuários da modalidade pré-paga em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento.
O 2720 fold, mais compacto, oferece ainda acesso a e-mails, agenda, conectividade à internet e compartilhamento de arquivos e aplicações. O modelo 7020, que completa os três lançamentos, vem com câmera de 2MP, visor luminoso e toques com efeitos visuais que indicam recebimento de mensagens e chamadas.
Um analista afirmou que algumas concorrentes de menor porte podem vender telefones 3G por menos que isso, mas ressaltou que este é o modelo mais barato no mercado entre os grandes fabricantes. "O preço é muito interessante, especialmente para as operadoras que tentam migrar os usuários para a tecnologia 3G. Fará diferença para as vendas", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner.
O mercado de celulares passou pelo pior trimestre já visto entre janeiro e março, levando a Nokia a registrar seu primeiro prejuízo trimestral antes de impostos. A ampla oferta da Nokia a manteve à frente de concorrentes tradicionais como a Samsung Electronics, mas a companhia finlandesa perdeu fatia de mercado no segmento de aparelhos mais sofisticados para rivais como a Apple e a Research in Motion (RIM).
"Nós já sabíamos que a Nokia pode fabricar aparelhos baratos. O que nós precisamos ver é o que ela pode fazer no segmento de celulares sofisticados e como as margens irão se desenvolver se a empresa continuar investindo em aparelhos mais baratos", disse Milanesi.
"As operadoras de celulares ao redor do mundo clamam por mais aparelhos 3G de baixo custo, que as permitam reduzir suas caras verbas de subsídio e focar consumidores em massa", disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.
Fonte: www.terra.com.br
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