sábado, abril 04, 2009

Implante de 'microtelescópio' pode ajudar pacientes com problema de visão

Novidade tem 4 milímetros e aguarda autorização para chegar ao mercado. Produto acoplado ao olho aumenta até três vezes o tamanho das imagens.
Uma empresa norte-americana de tecnologia oftalmológica desenvolveu uma espécie de microtelescópio que, quando implantado no olho, pode melhorar a visão de pessoas com degeneração macular relacionada à idade (problema na retina central, ou mácula, área que permite atividades como ler, dirigir e reconhecer rostos). O fabricante VisionCare diz que o produto, ainda sem autorização da FDA (Food and Drug Administration) para ser utilizado, tem 4 milímetros de comprimento.
Ainda de acordo com a companhia, o chamado IMT (Implantable Miniature Telescope) aumenta de 2,2 vezes a três vezes o tamanho de imagens capturadas pela visão central, enquanto o olho sem implante fornece visão periférica, para mobilidade e orientação. Depois da cirurgia para utilizar o IMT, a VisionCare afirma que o paciente deve participar de um programa de reabilitação da visão, para maximizar os efeitos do implante.

À esquerda, a visão normal. À direita, a visão de quem sofre com o problema. (Foto: Divulgação )

Em comunicado divulgado nesta semana, a companhia anunciou que um grupo de oftalmologistas da FDA recomendou a aprovação do IMT. A novidade, que ganhou destaque ao ser anunciada em blogs de tecnologia como o “Engadget”, já foi testada em 200 pacientes.


Nenhum comentário: