domingo, abril 12, 2009

EUA darão assistência gratuita na transição para TV digital

Milhares de norte-americanos despreparados para a transição rumo à TV digital poderão receber assistência gratuita de um exército de trabalhadores federais de assistência comunitária. Denver é uma das primeiras 49 cidades norte-americanas a receber assistência como parte de um acordo entre a Comissão Federal de Comunicações (FCC) e a AmeriCorps, uma organização nacional de assistência comunitária que serve como uma espécie de versão interna do Peace Corps.
Três equipes de trabalhadores da AmeriCorps se espalharão pela área metropolitana de Denver e ajudarão as pessoas classificadas como necessitadas de maior assistência. Eles visitarão as casas nas quais seja necessário conectar antenas, televisores e conversores em tempo para a transição nacional para as transmissões digitais de TV, que ocorre em 12 de junho.
As equipes também ajudarão as pessoas a solicitar os cupons federais de US$ 40 usados para subsidiar a compra de conversores, realizarão palestras em eventos comunitários e atenderão ao público em diversos centros de assistência. Denver foi selecionada como um dos mercados de teste para a participação do AmeriCorps, disse Mark Wigfield, porta-voz da FCC.
Os domicílios que dependem de sinais de televisão aberta e não disponham de televisores digitais precisam dos conversores, para receber sinais digitais de TV.
O grupo de pesquisa Nielsen estima que até 72 mil moradores da região de Denver - e 6,5 milhões em todo o país - ficarão sem imagens em seus televisores quando ocorrer a transição, porque não se prepararam, não sabem ao certo como se preparar ou simplesmente não estão informados de que a transição está por acontecer.
Os sinais digitais de TV não produzem imagens fantasmas ou chuviscos na tela em caso de recepção insatisfatória, ao contrário da transmissão analógica tradicional e, por isso, os telespectadores despreparados verão apenas uma tela vazia.
Os trabalhadores não fornecerão equipamentos, mas cuidarão de colocar os televisores em operação. Os domicílios visados pelo programa são os de pessoas de baixa renda, minorias, moradores que não falam inglês e idosos, além de deficientes e pessoas de áreas rurais ou tribais. "Nosso papel no programa é ajudar as pessoas a conseguir o material de precisam e então ajudá-las a aprontar tudo para a transição", disse Philip Rudy, diretor do programa da AmeriCorps em Denver.
As três equipes trabalharão fora do horário comercial e nos finais de semana. Duas operarão em Denver e uma em Boulder, e as três manterão a atividade em seu trabalho regular pela AmeriCorps, que inclui embelezar as escolas e ensinar técnicas de computação aos jovens de áreas urbanas.
O programa de assistência da AmeriCorps envolve estagiários em período integral, com idades dos 18 aos 24 anos, cuja missão é reforçar comunidades e desenvolver lideranças. Diversas estações já suspenderam suas transmissões analógicas, e outras devem fazê-lo nas semanas que restam até que se esgote o prazo de transição.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: