O baixo preço do produto e a dependência do gás importado são apontados como inibidores de novos investimentos. A insegurança provocada pelo rápido crescimento da demanda e interrupções intermitentes no fornecimento boliviano após o processo de produção do gás na Bolívia levaram a Petrobras a investir mais na produção nacional e na construção de infra-estrutura de portos para a importação de GNL (Gás Natural Liquefeito).
Principalmente depois dos cortes ocorridos durante uma das crises resultantes da longa disputa entre o Governo Evo Morales e os dirigentes da província de Santa Cruz, a Petrobras foi obrigado a reduzir o fornecimento do produto para as distribuidoras de gás do Rio de Janeiro e São Paulo no mês de novembro de 2006.
Assim, apesar do preço relativamente menor do metro cúbico de gás importado da Bolívia, a necessidade de diminuir a insegurança energética do Brasil levou a Petrobras a decidir por uma alternativa mais cara, porém mais segura: a construção de terminais de importação de GNL no Rio de Janeiro e em Pecém, no Ceará.
Ambos os terminais já começaram a funcionar e permitem ao Brasil, importar de qualquer país praticamente o mesmo volume de gás que hoje o país importa da Bolívia. Para ampliar ainda mais a segurança energética do Brasil, a Petrobras pretende, simultaneamente, ampliar a capacidade de importação de gás construindo novos terminais de GNL no sul e sudeste do país até 2012, e ampliar a produção nacional de gás nas reservas da Santos.
Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/
Um comentário:
oi! Meu nome é Angélica Primo
Estava visitando o site da Halliburton para cadastra meu curriculum, e vi o seu Nome que ne chamou atenção pelo seu sobrenome. Gostaria de saber mais sobre vc; quem sabe não somos parentes?! Apesar de saber que nem todos que tenham o mesmo sobrenome seja parente.Até porque è muito dificil ver esse sobrenome. Meu pai,também ja trabalhou embarcado mais não é da sua época Maurilio Primo.
Gostaria que entrasse em contato vou deixar meu e-mail e espero resposta primo.angelica@gmail.com
Postar um comentário