quarta-feira, outubro 10, 2012

Setor de petróleo e gás é versátil

Boom’ do segmento aumenta a procura por graduações e cursos

Rio de Janeiro (RJ) - Até 2020, o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) pretende qualificar mais de 200 mil profissionais para atuar no segmento de petróleo e gás.

Esse cenário confirma as promessas que pegaram carona com “boom” do pré-sal. No entanto, ainda gera dúvidas sobre quais são as qualificações necessárias para trabalhar no setor nos próximos cinco anos – prazo estimado por algumas empresas, como a Petrobras, para a ampliação de suas operações.

“Como a exploração petrolífera envolve diversas atividades, desde a extração da matéria-prima até a produção de mais de 200 produtos derivados do petróleo, o leque de especializações na área é grande”, explica Aureo Figueiredo, coordenador adjunto do curso de engenharia de petróleo e gás da Unisanta (Universidade Santa Cecília) da Baixada Santista.

A formação mais absorvida pelo setor é a engenharia de petróleo. Por ser a única graduação específica para o ramo petrolífero, ela capacita o universitário para atuar em todas as etapas do processo produtivo da matéria-prima. Carreiras em logística e outras áreas da engenharia, como civil e elétrica, também apresentam alta demanda.

Segundo Figueiredo, agora é o melhor momento para investir em cursos de graduação e especializações diferentes. Os processos seletivos da Petrobras, por exemplo, admitem profissionais de nível médio ou superior.

“Os cursos técnicos também oferecem capacitações de qualidade. Mas como sua carga horária é menor, o profissional terá um aprendizado direcionado e a remuneração é menor também”, diz o coordenador.

Nova área promissora

Se as expectativas do setor forem cumpridas, como a chegada dos equipamentos às províncias de pré-sal, as perspectivas de trabalho serão maiores em todas as etapas que envolvem a exploração e produção da matéria-prima. Como essa atividade tem um alto grau de complexidade e sua estrutura ainda não está em pleno vapor, a demanda de profissionais somente virá com força nos próximos anos.

Por outro lado, o processamento e a distribuição de petróleo serão atividades saturadas no futuro. Profissionais capacitados atuam a 50 anos na área.


Fonte: Band.com

Petrobras: poço de Júpiter confirma descoberta de gás

A Petrobras é operadora do consórcio (80%) em parceria com a Petrogal Brasil (20%)

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras informou hoje, 10, que os resultados preliminares da perfuração do poço 3-BRSA-967A-RJS (3-RJS-683A), informalmente conhecido como Júpiter Nordeste, localizado a 7,5 km do poço descobridor da área de Júpiter (1-BRSA-559A), na Bacia de Santos, confirmam a presença de gás natural e condensado, bem como a existência de um reservatório contínuo entre os dois poços.

O novo poço, cuja perfuração, ainda em andamento, chega a 5.438 m, está situado no bloco BM-S-24, em águas ultraprofundas, em uma profundidade de água de 2.161 m, e distante 275 km do litoral do Rio de Janeiro.

A estatal informou que o consórcio que detém a concessão do bloco, composto pela própria Petrobras (80%) e pela Petrogal Brasil (20%), dará continuidade aos investimentos necessários para avaliação da área, conforme plano aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Da Redação