terça-feira, abril 14, 2009

Pesquisadores criam sistema que traduz pensamentos e dispensa fala

Audeo já controlou cadeira de rodas sem movimentos ou voz. Tecnologia favorece pessoas com deficiências motoras e de fala.
Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que processa sinais de pensamentos e permite a comunicação sem falas ou movimentos.O Audeo é um leve dispositivo wireless que fica preso ao pescoço, sobre as cordas vocais.Seu funcionamento começa com a tradução das frases no pensamento para sinais neurológicos. Estes sinais são enviados ao equipamento, codificados e transmitidos para serem processados em um PC.O resultado é a tradução de idéias no computador, o que pode beneficiar tanto pessoas com deficiências motoras ou de fala.
Além disso, um novo hardware incorporado ao Audeo permitiu o controle de uma cadeira de rodas sem necessidade de movimentos físicos - apenas pensando em palavras.A dupla desenvolveu também um método que compreende, além de palavras avulsas, falas contínuas - com alta precisão na leitura dos sinais neurológicos.

Pesquisadores criam biocomputadores que monitoram células humanas

Com a tecnologia, que promete revolucionar a medicina, os tratamentos médicos atingem somente células ou tecidos doentes.
As pesquisas com pequenos dispositivos, chamados de biocomputadores, estão próximas de revolucionar a medicina. Os tratamentos médicos poderão, com a tecnologia, ser direcionados especificamente para as áreas afetadas, segundo pesquisadores das universidades de Harvard e Princeton.É a primeira vez que cientistas avançam em pesquisas na área. O objetivo é conseguir que a genética da máquina seja projetada. A biologia humana cuida do resto: as células literalmente construirão o biocomputador para as pessoas.Estes “doutores moleculares”, construídos inteiramente de DNA, RNA e proteínas, transmitem informações que podem revolucionar os tratamentos médicos, que atingiriam apenas as células ou tecidos doentes.Avaliando as equações lógicas Boolean dentro das células, estas máquinas moleculares irão detectar qualquer dado de um gene modificado para a atividade de genes dentro da célula. A entrada dos biocomputadores é o conjunto de RNA, proteínas e químicas encontradas no citoplasma; moléculas de saída que indicam a presença de sinais podem ser facilmente compreendidas através de equipamentos laboratoriais básicos.Atualmente, não existem ferramentas para identificar sinais celulares, segundo o pesquisador da universidade de Harvard Yaakov Benenson. Os biocomputadores podem traduzir sinais celulares complexos, como atividades de genes múltiplos em uma saída observada.Os genes podem inclusive ser programados para transformar automaticamente a saída em uma ação concreta, o que significa que eles poderiam ser usados tanto para rotular uma célula para um tratamento médico ou para ativar ações terapêuticas por si só.Os cálculos de um biocomputador, enquanto matematicamente simples, permitem a construção de biosensores ou sistemas de entrega de medicamentos capazes de selecionar tipos específicos ou grupos de células no corpo humano.Além disso, máquinas moleculares poderiam permitir que os médicos atinjam especificamente células doentes através de uma integração sofisticada de sinais de doenças intracelulares, permitindo que as células saudáveis não sejam afetadas.O relatório final da pesquisa será divulgado na publicação Nature Biotechnology, ainda esta semana.

Pesquisadores usam energia gerada pelos dedos para alimentar eletrônicos

Equipe testa nanogeradores que convertem movimentos humanos, como digitar ou apertar botões, em energia para celulares e PCs.


Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estudam uma tecnologia que pode permitir que os celulares e notebooks sejam alimentados com a energia gerada pelo movimento de apertar botões ou digitar.Com a chamada nanotecnologia, os pesquisadores conseguiram produzir eletricidade a partir o movimento de bater os dedos.Leia também:> Chip microscópico pode detectar câncer> PC pode movimentar membros paralisadosOs nanogeradores criados pelo pesquisador Zhong Lin Wang e sua equipe já demonstraram uma forma de converter até energia biomecânica irregular em eletricidade. Alguns exemplos são a vibração das cordas vocais, a oscilação de uma bandeira ao vento ou a corrida de um hamster.Wang estima que para alimentar um aparelho eletrônico portátil, como um telefone celular, serão necessários milhares desses nanogeradores. O importante hoje é a demonstração do potencial da tecnologia - para o professor, ela poderia ser implantada no corpo humano para acumular energia a partir do movimento dos músculos ou vasos sanguíneos. A eletricidade resultante seria usada em dispositivos nanométricos para medir a pressão sanguínea ou outros sinais vitais.
* Com informações da Agência Fapesp

Dell está preparando netbook com tela de 11 polegadas

Documento que vazou na web revela as novidades que a empresa promete lançar ainda neste ano no segmento de ultraportáteis.

Vazou neste fim de semana um roadmap com os novos modelos de netbooks - os laptops ultraportáteis e voltados para tarefas mais simples, como navegar na web e escrever textos simples - que a Dell pretende lançar neste ano. Segundo o site "netbooknews.de", que trouxe a informação, a novidade é um modelo da série Inspiron Mini que terá tela de 11,6 polegadas e deve chegar ao mercado até setembro deste ano.Os atuais netbooks serão atualizados e serão divididos em duas categorias: “media consumption (modelos mais simples)” e “laptop experience (mais rápidos)”. O Dell Mini 1011, por exemplo, terá processadores Atom de 1,3 GHz ou 1,6 GHz e até 2 gigabytes (GB) de RAM, além de disco rígido de 120 GB ou 160 GB. O preço inicial sugerido é de 300 dólares e pode variar de acordo com os componentes escolhidos.Já a versão mais rápida do Inspiron Mini 10 terá uma versão do chip Atom, da Intel, com velocidade de 1,86 GHz. O portátil ainda poderá ser equipado com disco rígido de 250 gigabytes (GB), sintonizador de TV, GPS e tela de alta definição. Esse modelo terá preço inicial sugerido de 350 dólares.O Inspiron Mini 11 promete ter “desempenho de laptop” e, além da tela, terá disco rígido de 250 GB, 2 GB e Windows Vista. O preço inicial é de 500 dólares.
Fonte: www.uol.com.br

HP pode vender netbooks com o sistema operacional Android

Empresa estaria avaliando a possibilidade sistema do Google para celulares nos pequenos laptops, segundo reportagem.
A HP está considerando a possibilidade de vender netbooks - laptops pequenos e voltados para tarefas simples, como checar e-mails, navegar pela web e editar documentos - equipados com o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, de acordo com uma reportagem publicada nesta terça-feira (31/03) pelo “The Wall Street Journal”. Atualmente, os netbooks da companhia vêm equipados com o Windows XP.
Sem citar fontes, a reportagem afirma que a companhia está testando o desempenho do Android, sistema que foi desenvolvido com base no Linux, e ainda não tomou uma decisão sobre a questão. A empresa não se manifestou oficialmente sobre o assunto.A decisão chama a atenção pelo fato de o Android ser, originalmente, desenvolvido para ser usado em telefones celulares com telas sensíveis ao toque. Algumas empresa, como a Asus, já haviam testado a possibilidade de usar o sistema do Google em netbooks, sem levar o projeto adiante.Caso a parceria se concretize, o Android pode ganhar uma importante plataforma de distribuição, já que a HP é a maior fabricante de computadores do mundo e vendeu cerca de 10 milhões de netbooks apenas em 2008, de acordo com dados da consultoria IDC.
Fonte: www.uol.com.br

Microsoft encerra período de suporte padrão do Windows XP



Framingham - Ainda que atualizações de segurança gratuitas continuem até 2014, Windows XP encerra suporte padrão nesta terça-feira (14/04).




Como planejado, a Microsoft acabará com o suporte padrão para o Windows XP nesta terça-feira (14/04), algo reiterado pela companhia nas últimas semanas."Em 14 de abril, o Windows XP sairá da fase de suporte padrão para a fase de suporte estendido, como planejado e anteriormente anunciado,", afirmou uma porta-voz da companhia por e-mail.

O suporte padrão da Microsoft, oferecido tradicionalmente por cinco anos, durou sete anos e meio para o XP pelo tempo que a companhia demorou para criar um sucessor para o sistema, o Windows Vista.Há dois anos, a Microsoft ampliou o suporte das versões Home e Media Center do Windows XP até 2009 e aumentou ainda mais o prazo para o suporte estendido, que vai até 2014.Segundo a Microsoft, a transição entre os suportes do Windows XP significa que haverá apenas suporte pago - baseado em incidentes ou em planos pagos de suporte - e correções não relacionadas a segurança estarão disponíveis aos que contratarem o plano Extended Hotfix Support.A Microsoft continuará a distribuir atualizações de segurança gratuitas para o Windows XP e divulgá-las pelo Windows Update até 8 de abril de 2014.A mudança de suporte do Windows XP acontece quando o sistema operacional se mantém extraordinariamente popular, especialmente entre usuários corporativos. Segundo estudo recente da Dimensional Research, 97% dos mais de 1,1 mil profissionais de TI ouvidos afirmaram que suas empresas ainda contam com máquinas com XP.O prazo é atingido também dias depois do vazamento de um suposto documento confidencial da Microsoft em que a companhia relaxa regras para que integradores continuem vendendo PCs com Windows XP.Segundo o documento, fabricantes poderiam anunciar novos computadores com XP, algo que havia sido vetado pela Microsoft em junho de 2008, e também oferecer o downgrade a partir do Windows 7 por até seis meses após o lançamento da nova versão do sistema, ainda sem data para chegar ao mercado.Em comunicado, a Microsoft afirmou que o suporte para o Windows XP em uma nova máquina é oferecido pelo fabricante, não pela gigante de software. O Office 2003 também deixará de ter suporte padrão.

Fonte: www.uol.com.br