quarta-feira, julho 28, 2010

Mouse se ajusta totalmente à mão do usuário


O minimalismo assola o design dos eletrônicos. A Apple dita a tendência de linhas arrojadas, poucos botões e aparelhos quase que esculpidos em uma única peça. Existe vida fora do “menos é mais”, até mesmo em aparelhos ditos triviais. Vide o exagero do R.A.T. 7, o mouse ciborgue.

O periférico é totalmente ajustável à mão, por isso a aparência robótica. Suas partes podem ser trocadas também de acordo com a necessidade do usuário — principalmente gamers que precisam da máxima precisão e usabilidade no mouse.

No processo de adaptação à mão, o tamanho do aparelho é o primeiro a mudar. Uma chave acoplada ao mouse ajusta facilmente a localização das peças, tais como o descanso do polegar. Se ainda assim o arranjo não satisfizer, ainda existem seis descansos sobressalentes, três para a palma da mão e três para o dedo mínimo.

O peso do monstrinho também é ajustável, assim como o índice de leitura, que chega a 5.600 dpi. Na parte de baixo, são dois feixes de laser que permitem essa leitura. Na parte de cima, são sete botões.
Pelo site oficial do gadget, é possível comprá-lo em apenas quatro países (Alemanha, EUA, França e Inglaterra). Com direito a uma embalagem respeitosa, ele custa 100 dólares. Um valor nada minimalista para um aparelho menos ainda.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Philips Fidelio, uma dock pra tremer o chão


Modelo DS9000, para iPod e iPhone, tem potência absurda para seu tamanho

A etiqueta indicando a potência de 100 watts já impressiona. Mas só ouvindo o som do Fidelio DS9000, da Philips, você tem ideia do barulho que essa dock para iPhone é capaz de fazer. Surpreendente pelo tamanho das caixas, ela toca as músicas do smartphone com excelente qualidade e sem distorcer, nem com volume altíssimo. A qualidade acima da média também é explicada pela construção em madeira e pela arquitetura inteligente do produto, vendido por módicos 2.999 reais.

Um sistema inteligente encarrega-se de jogar as frequências corretas para cada um dos tweeters e subwoofers, garantindo que não haja distorção. Uma caixa de cada tipo fica escondida atrás da casca de madeira, presente em todo bom amplificador. Por isso o equipamento é pesado, com 6,5 quilos. O buraco no meio não está ali de enfeite. Ele serve para melhorar a reverberação dos graves. A leve inclinação para cima ajuda a propagar o som exatamente na direção do ouvinte.

Na dock, existem controles apenas para volume. Um sensor acende as luzes do painel quando você chega perto do aparelho. As demais funções ficam no software Fidelio+, baixado na App Store gratuitamente. Ele tem um relógio com despertador e opções para ajustar a equalização. Existem alguns perfis prontos, mas também dá para alterar as cinco faixas de frequência manualmente. Vale a pena perder um tempo configurando a seu gosto, pois o desempenho pode melhorar muito.

O Fidelio DS9000 não tem player embutido – ou seja, só funciona com os tocadores da Apple ou com algum modelo alternativo, pela entrada P2. Também falta sintonizador de rádio FM e uma porta USB. Pelo preço, também não seria nada demais pedir conexão Wi-Fi para tocar músicas guardadas num micro da rede. Antes de comprar, é bom verificar se o modelo é compatível com seu iPhone ou iPod. No INFOLAB, ele funcionou com um iPhone 3GS, mas não com um iPod touch de primeira geração.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Asteroide pode atingir a Terra em 2182


SÃO PAULO - Sistema de monitoramento calcula que a probabilidade do asteroide (101955) 1999 RQ36´ atingir a Terra é a de uma em mil – sendo que mais da metade de suas chances correspondem ao ano de 2182.

Os dados foram revelados por um grupo internacional de cientistas que trabalham no monitoramento dos objetos próximos ao planeta.

O corpo celeste de 560 metros de diâmetro é parte da lista de Asteroides Potencialmente Perigosos (PHA) e foi descoberto em 1999. Sua órbita é conhecida graças a 290 observações diretas e 13 medições de radar – mas existe uma incerteza nela. Além da gravidade, seu caminho é influenciado pelo efeito da radiação do sol, uma vez que ele é um objeto relativamente pequeno.
Os cientistas calculam e estimam a probabilidade de impacto de asteróides pode meio de dois modelos matemáticos. O sistema chamado Neodys possui duas sedes, uma na Espanha e outra na Itália, e funciona da mesma maneira que a central da Nasa, que controla asteróides no seu Jet Propulsion Laboratory.

“O foco são previsões para os próximos 100 anos”, diz María Eugenia Sansaturio, co-autora do estudo e pesquisadora na Universidade de Valladolid, “mas começamos a perceber que alguns dos corpos não teriam impacto no próximo século, mas poderiam ter mais para frente”, diz ela, que trabalhou com cientistas da Universidade de Pisa, do JPL e do INAF-IASF, em Roma.

No site do projeto Neodys há uma lista com todos os objetos monitorados – e suas chances de impacto. “A menor probabilidade é 10^-11”, diz María. “Somente monitoramos para ver como a situação evolui. Talvez daqui a duas semanas tenhamos mais dados e possamos descartar um impacto”, diz.
A pesquisadora ainda ressalta que o objetivo da pesquisa não é gerar alarme, mas sim prevenir. “É uma questão de manter o olho neles”, explica. “Nunca se sabe quando um asteroide virá e quanto tempo teremos para tomar uma medida. Quanto antes, melhor”.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Estelionatário é preso pelo orkut


Acusado vendia celulares pelo Mercado Livre, mas não entregava

SÃO PAULO - Um homem foi preso ontem, em São Luis do Maranhão, acusado de praticar estelionato online.
Aurélio Adriano do Nascimento anunciava celulares no Mercado Livre a preços abaixo do valor do mercado. Após a venda, os produtos não eram entregues.

O homem fez tantas vítimas que até ganhou uma comunidade no orkut, a “Aurélio Adriano já te lesou?”, que conta com 121 membros. “Se você já foi vítima de alguma venda efetuada por Aurélio Adriano do Nascimento, de São Luís do Maranhão, por favor relate sua historia”, diz a descrição da página.
Foi por meio dela que a polícia iniciou as investigações até chegar a Nascimento. Depois da prisão, mais de 30 vítimas procuraram a delegacia de São Luís. Nascimento também possui registros de reclamação contra ele em sites como o Reclame Aqui e fóruns da web. Ele já havia sido preso no ano passado no Piauí pela mesma prática.
A Polícia pediu a quebra do sigilo bancário de Nascimento para saber quanto ele arrecadou com o golpe nos últimos anos. Adriano possui inquéritos contra ele nos Estados do Piauí, Paraíba, Distrito Federal e Maranhão.

Fonte: http://info.abril.com.br/

USP cria MBA em Gestão de Inovação em TI


Curso abordará assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento social e econômico

SÃO PAULO – O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP criou um MBA em Gestão Sustentável de Inovação em Tecnologia.
O curso visa oferecer formação mais ampla a executivos e gestores de TI, no que se refere a aspectos éticos, sócio-políticos e ambientais a serem considerados no contexto de inovação tecnológica dos negócios por eles geridos no Brasil e no mundo.
Serão abordados assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento social e econômico. O programa do curso é organizado nas seguintes áreas:
- Inovação Tecnologia Sustentável: apresenta conceitos tecnológicos presentes no dia a dia de um gestor de TI com a visão de sustentabilidade, como o uso racional de recursos de um datacenter, TI verde, soluções de TI com bases sustentáveis, além de discutir a sustentabilidade como fator de inovação e propulsor de novos negócios;
- Conhecimento Humanístico: aborda o papel do humano em um contexto mais tecnológico e apresenta bases para um posicionamento mais ético e responsável socialmente de um gestor de TI. Discute-se desde políticas públicas definidas para a área de TI até aspectos relevantes de uma liderança diferenciada voltada para sustentabilidade;
- Gestão: trata de temas que vão desde o desenvolvimento e a execução de um Planejamento Estratégico voltado para indicadores de sustentabilidade, sejam eles ambientais, sociais e financeiros, até a gestão de carreiras.
Todas essas áreas serão tratadas sob óptica de sustentabilidade. Para tanto, é oferecido, inicialmente um módulo de Introdução à Sustentabilidade (carga horária: três curso de 15h cada).
Os demais módulos do programa terão os seguintes cursos:

Área de Inovação Tecnológica Sustentável (carga horária: 195 horas)

Fonte: http://info.abril.com.br/