sábado, junho 11, 2011

Petrobras anuncia descoberta de petróleo no Golfo do México


Segundo comunicado ao mercado, as descobertas aconteceram em águas profundas na área de Hadrian, situado na concessão Keathley Canyon, na porção norte-americana do Golfo, e são uma das maiores no Golfo do México na última década

A Petrobras anunciou na noite de quinta-feira descobertas de petróleo e gás no Golfo do México com volume recuperável estimado em mais de 700 milhões de barris de óleo equivalente.

Segundo comunicado ao mercado, as descobertas aconteceram em águas profundas na área de Hadrian, situado na concessão Keathley Canyon, na porção norte-americana do Golfo, e são uma das maiores no Golfo do México na última década.

As descobertas fazem parte do anúncio feito mais cedo pela Exxon Mobil Corp. A Petrobras tem 190 blocos na parte norte-americana do Golfo, sendo operadora em mais da metade. A maioria está em fase exploratória e há sete blocos em produção.

As descobertas de petróleo e de gás foram em águas ultraprofundas --a 2.100 metros--, 400 quilômetros a sudoeste da cidade de Nova Orleans. A acumulação de petróleo possui espessura de mais de 144 metros e foi encontrada durante a perfuração do poço KC 919#3, no bloco KC 919.

Em perfurações anteriores já havia sido descoberto petróleo nos blocos KC 919 e KC 918 (Hadrian Norte), e gás nos blocos KC 963 e KC 964 (Hadrian Sul).

A Exxon Mobil é a operadora do projeto, com 50 por cento de participação nos blocos KC 918, KC 919, KC 963 e KC 964. A Petrobras, através da Petrobras America, detém 50 por cento do bloco KC 918 e 25 por cento dos blocos KC 919, KC 963 e KC 964, enquanto a Eni Petroleum participa com os 25 por cento restantes.

Mais cedo na quinta-feira, a Petrobras também reportou a descoberta de indícios de petróleo e gás na bacia Pará-Maranhão , além de uma acumulação de hidrocarbonetos nos reservatórios do Cretáceo da Bacia do Espírito Santo.

A ação da petrolífera encerrou a sessão de ontem com valorização de 2,16 por cento, cotada a 23,70 reais. O Ibovespa, que reúne as principais ações brasileiras, subiu 0,69 por cento.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)/reuters

Odebrecht compra sonda e navio para produção em áreas de pré-sal


DO RIO - Uma das principais prestadoras de serviços da Petrobras, a OOG (Odebrecht Óleo e Gás) fechou a compra de uma sonda de perfuração e de um navio de produção e estocagem de petróleo, que serão alugados à estatal.
As aquisições somam US$ 700 milhões e integram o plano da companhia de investir US$ 3,5 bilhões até 2013.
A sonda tem capacidade de perfurar a 2.400 metros de profundidade e será usada para fazer poços no pré-sal -uma das principais carências hoje.
Até 2013, a OOG pretende ter seis sondas e navios de perfuração -todos já com contratos de aluguel assegurados com a Petrobras.
"Vamos ter uma das maiores frotas do mundo de equipamentos de perfuração em águas profundas", afirmou Roberto Ramos, presidente da OOG.

Fonte: Folha de São Paulo

Petrobras leva trabalhadores para conhecerem o gerenciamento de resíduos


Dentro da programação da 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo Naval do Rio Grande, a Petrobras promoveu, de 7 a 9 de junho, visitas orientadas ao Lixão Municipal e Aterro Sanitário. A atividade, realizada pela manhã, foi oferecida aos trabalhadores do Polo Naval, incluindo funcionários da Petrobras e das empresas contratadas. Durante o trajeto, a bordo de um ônibus, os trabalhadores receberam informações da fiscal Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Daiane de Miranda.

Inicialmente, a cada manhã, era feita uma parada no Lixão Municipal, com o objetivo de sensibilizar os participantes da atividade para a problemática do lixo e mostrar o antigo e incorreto modelo de gerenciamento de resíduos. Na ocasião, Daiane explicou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal na área de gerenciamento de resíduos e a importância de reciclar o lixo e do consumo consciente.

Posteriormente, era realizada visita ao Aterro Sanitário, que é o atual modelo adotado no gerenciamento de resíduos em Rio Grande. No local, gerenciado pela empresa Rio Grande Ambiental, foi possível conferir como é executado o depósito dos resíduos gerados no Município, bem como, os projetos de aproveitamento dos gases e do tratamento do chorume (líquido contaminado gerado pelo lixo). A visita visou a fortalecer a conscientização dos trabalhadores da importância da separação e reciclagem dos resíduos, contribuindo de forma positiva para os procedimentos de gerenciamento de resíduos já adotados no Polo Naval.

A 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo Naval do Rio Grande contou com palestras sobre “Conservação da Biodiversidade”, “Minimização e Reciclagem de Resíduos” e “Resíduos Sólidos em Rio Grande”. Além disso, está sendo promovida a campanha de consumo consciente, “Adote uma Caneca”, com distribuição de canecas aos trabalhadores dos prédios administrativos, visando à redução no número de copos utilizados diariamente.

Fonte: Jornal Agora (RS)