quinta-feira, outubro 29, 2009

Droid é primeiro smartphone com o sistema Android 2.0


A Motorola vai lançar nos Estados Unidos na próxima semana o Droid, primeiro aparelho do mercado a vir com a versão 2.0 do Android. Como o Cliq/Dext, que abriu as portas do sistema operacional do Google na Motorola, o Droid tem tela sensível ao toque e teclado QWERTY integrado.

O Droid usa a rede 3G (padrão CDMA/EVDO) da operadora Verizon. O aparelho tem uma tela de 3,7″, Bluetooth, Wi-Fi, GPS, acelerômetro, câmera de 5 megapixels, grava vídeos com qualidade de DVD (720 x 480) e vem com um cartão de memória de 16 GB.
Entre os principais destaques do Android 2.0, anunciado nesta terça-feira pela Open Handset Alliance, estão um navegador compatível com HTML5 e Flash 10, busca por voz no celular e uma nova versão do Google Maps com navegação guiada passo a passo, além de acesso a serviços do Google e integração com redes sociais.
O aparelho será vendido com exclusividade pela Verizon a partir do dia 6 pelo preço sugerido de US$ 199 com um contrato de dois anos. A Motorola não tem previsão ainda de lançamento do Droid no Brasil, já que foi anunciada apenas essa versão compatível com a rede da Verizon.



Software instala diversos programas de uma vez só no Windows


Seja porque o usuário reinstalou o Windows XP diversas vezes, ou porque migrou para o novo Windows 7, "remontar" o ambiente de trabalho em um PC é uma tarefa tediosa. O utilitário Ninite promete, entretanto, facilitar a tarefa.

A instalação do sistema operacional em um PC não é o maior problema dos usuários: em uma hora ela fica pronta. Todavia, é bastante inconveniente "caçar" e instalar todos os programas dos quais se precisa para trabalhar no dia-a-dia. Dependendo de suas necessidades e preferências, o usuário pode levar vários dias até deixar o PC pronto para o uso.
Uma solução para este problema é o Ninite, uma mistura interessante de serviço web e utilitário que simplifica todo o processo. Basta acessar o site www.ninite.com, e escolher os programas que quer instalar no micro. O site vai compilar um "instalador conjunto", basta rodá-lo e o Ninite faz o resto: baixa e instala os programas selecionados praticamente sem intervenção humana, usado as opções padrão e evitando quaisquer caixas de diálogo que possam interromper o processo e exigir sua atenção, bem como presentes de gosto duvidoso como "barras para o navegador" e serviços associados.
Atualmente o catálogo do Ninite conta com mais de 50 programas, que vão de utilitários como o 7-Zip a pacotes de escritório completos como o Microsoft Office 2007 (em versão Trial) e OpenOffice.org, além de toda uma variedade de navegadores, media players e ferramentas de desenvolvimento ¿ incluindo a linguagem Python e o ambiente Eclipse.
A maioria esmagadora dos programas é software gratuito, e boa parte deles é software livre. Infelizmente, a maior parte está disponível, dentro do Ninite, apenas em inglês, mesmo havendo versões em português do Brasil nos respectivos sites oficiais de cada programa.
Os desenvolvedores do site prometem para breve versões internacionalizadas de todos os softwares, mas sem divulgar datas.
O Ninite é completamente gratuito para uso pessoal, e não exige criação de nenhum tipo de cadastro antes de usá-lo.
Os criadores do programa, Patrick Swieskowski e Sascha Kuzins, da empresa americana Secure by Design, planejam uma versão business com recursos extras como cache de downloads e instalação completamente silenciosa.
Esta versão "engravatada" seria paga, mas o preço ainda não foi definido.


Cientista japonês cria robô que pula

O cientista Tomotaka Takahashi, da Universidade de Kyoto, no Japão, criou um robô que pula.

Batizado de Ropid - uma combinação das palavras robô e rápido, em inglês - ele usa sensores para manter o equilíbrio e obedece a comandos de voz.
O Ropid mede 38 centímetros, pesa 1,6 quilo e consegue pular a uma altura de 8 centímetros. Suas coxas e tornozelos foram projetados para conservar energia.
Takahashi levou dois anos e meio para construir o modelo. Ele afirma que prefere fazer robôs que possam divertir as pessoas com seus movimentos e capacidade de comunicação a máquinas que sejam apenas úteis ao ser humano.

Halloween: usuários do Twitter poderão "falar com os mortos"

Dia 30 de outubro, véspera do dias das bruxas (Halloween), é o dia para se comunicar com as celebridades mortas, por meio do Twitter. Para comemorar a data, está sendo organizada a 1ª Twéance - nome que deriva da junção das palavras Twitter e Séance, uma curiosa "sessão espírita" na qual os usuários enviarão mensagens para as estrelas escolhidas.
Esta será a primeira tentativa online (e em tempo real) de falar com o mundo dos mortos.
Nesta semana, serão determinados os quatro nomes famosos que participarão do "chat", por meio de uma votação feita com tweets dos usuários. Junto ao nome da celebridade, os tweeters já devem enviar também a pergunta a ser feita (sobre qualquer assunto).
Apenas as melhores serão escolhidas para a sessão, que será realizada pela médium Jayne Wallace.
Wallace, que afirma possuir poderes psíquicos desde os 7 anos, será a responsável por postar as perguntas e respostas, de acordo com o site Mashable . Ela foi escolhida pelos idealizadores do evento, a loja de fantasias Angels Fancy Dress, de Londres, por já ter realizado uma sessão para o jornal inglês The Sun, onde, supostamente, contatara a ex-Big Brother Jade Goody (falecida devido a um câncer cervical).
Até o momento, os nomes mais votados para o Twéance são os de Michel Jackson e Kurt Cobain, mas também foram bastante pedidos Abrahan Lincoln, Jim Morrison, Marilyn Monroe e John Lennon.
O site do jornal inglês The Telegraph conta que os organizadores, incluindo Jayne Wallace, apostam no contato com Patrick Swayze e Farrah Fawcett, ambos mortos este ano.
Não é a primeira vez que se tenta esse tipo de comunicação com celebridades. O jornal inglês The Sun conta que, em 2003, as investidas dos paranormais Craig e Jane Hamilton-Parker para conversar com a princesa Diana foram acompanhadas por 30 milhões de pessoas, no mundo todo.
A sessão espírita poderá ser seguida em @tweance (twitter.com/tweance), das 10h ao meio-dia de sexta-feira, horário de Londres (das 8h às 10h pelo horário de Brasília).

Nokia e SAP criam empresa de serviços antipirataria

A Nokia e a SAP anunciaram na terça-feira a abertura de uma nova empresa que irá fornecer serviços tecnológicos a donos de marcas para lutar contra o lucrativo mercado de produtos falsos e piratas.
"Vemos uma grande oportunidade de negócios no setor de serviços de proteção de marcas", disse o gerente de Comércio e Desenvolvimento Corporativo, Antti-Jussi Suominen, em comunicado. A nova empresa, Original1, terá sede em Frankfurt, na Alemanha, e será chefiada por Claudia Alsdorf, atualmente vice-presidente da SAP Research. A nova companhia deve começar suas operações antes de terminar o ano. Nokia e SAP controlarão 40 por cento cada da empresa, enquanto uma terceira parceira, a alemã Giesecke & Devrient, ficará com os outros 20 por cento. "Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam combater a falsificação antes que seja tarde demais, quando a empresa já estiver em risco de não poder mais se sustentar", disse Alsdorf. "A Original1 fornecerá uma loja direta para empresas que buscam serviços seguros que as protejam de falsificação, proteja o valor de suas marcas e ajude-as a desenvolver uma forma mais transparente de trabalhar, tornando-as mais sustentáveis". Os serviços da Original1 usarão tecnologia e soluções da SAP, enquanto a Nokia entrará com softwares de autenticação móvel e a Giesecke & Devrient fornecerá soluções de segurança do valor total da cadeia de lojas, afirmaram as empresas.

Marco regulatório da internet começa a ser debatido nesta 5ª

O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira o debate sobre o Marco Regulatório Civil da Internet, que tem como objetivo definir os direitos e responsabilidades básicas no uso da rede mundial de computadores. A discussão quer estabelecer regras que orientem ações de indivíduos e organizações da web.
Estarão presentes ao lançamento o ministro da Justiça, Tarso Genro, representantes do Ministério da Cultura, Congresso Nacional, Comitê Gestor da Internet no Brasil e de organizações da sociedade civil. A discussão contará com uma consulta pública - em formato de blog - aberta a toda a população.
Regras de responsabilidade civil de provedores e usuários sobre o conteúdo postado na internet e as medidas para preservar e regulamentar direitos fundamentais do internauta, como a liberdade de expressão e a privacidade, serão discutidas no evento que ocorre no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas.
Temas como diretrizes para ações de governo com relação à internet também serão debatidos.
As discussões poderão ser acompanhadas pelo Twitter e pelo site www.culturadigital.br/marcocivil (ainda não está ativo, entrará no ar na quinta-feira).
As inscrições para o evento de lançamento - que será realizado às 15h na Fundação Getúlio Vargas (Praia de Botafogo, 190, no Rio de Janeiro), no Hall da Presidência (12º andar) - devem ser feitas no endereço http://direitorio.fgv.br/marco-regulatorio.