quarta-feira, agosto 17, 2011

Petrobras realiza sondagem marítima em Maricá



A Petrobras realiza até 30 setembro, sondagem marítima na costa de Maricá, de forma a verificar as propriedades do subsolo marinho, como parte do desenvolvimento do projeto do emissário do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Para esse fim, será utilizada uma plataforma de sondagem, que ficará localizada no mar, em frente à Praia de Itaipuaçu, na altura da Rua 60.

O projeto de implantação do Emissário Terrestre e Submarino do Comperj consiste na construção de uma tubulação que percorre trechos por terra e por mar. Esta tubulação visa levar os efluentes líquidos tratados do Comperj para o alto-mar de forma segura e com minimização dos impactos ambientais.

Os profissionais que vão realizar a sondagem na plataforma chegam ao local de helicóptero ou barco, assim como todo o suprimento necessário para a realização do estudo. Todas as medidas de segurança e comunicação estão sendo tomadas para informar a população. Não há previsão de atividades da empresa na faixa de areia da praia durante este período. Ao longo da realização do estudo, a Marinha do Brasil proíbe a navegação em um raio de 500 metros, em torno da plataforma de sondagem. Para o esclarecimento de dúvidas e outras informações, a Petrobras disponibiliza o telefone 0800 789 001 (Opção 4). A ligação é gratuita e o serviço de atendimento ficará disponível 24 horas por dia.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Desafio do RH da Petrobras será contratar 17 mil até 2015



Em tempos de escassez de mão de obra qualificada e disputa por talentos, receber a missão de recrutar mais de 17 mil pessoas nos próximos 4 anos poderia ser aterrorizante para qualquer departamento de recursos humanos. A dona desse desafio, contudo, é a Petrobras, que não parece estar muito preocupada.

De acordo com Lairton Corrêa, gerente de gestão do efetivo de RH da Petrobras, fatores como estabilidade e boas perspectivas de desenvolvimento de carreira contribuem para que a companhia não tenha dificuldade em trazer profissionais, mesmo em áreas concorridas como engenharia.

Por ser de capital misto e obrigada a contratar por meio de concurso, a atratividade que a empresa exerce em razão de sua marca e de seu porte atrai em média 100 candidatos por vaga. Como a empresa tem a cultura de formar seus funcionários internamente pela Universidade Petrobras - atualmente com dois mil colaboradores em treinamento - não é necessário ter experiência prévia. Também não existe limite de idade e o único requisito para participar do processo seletivo é ter ensino médio (técnico) ou superior completo, de acordo com a posição desejada. "Muitas vezes os aprovados, depois de empregados, ficam até um ano em programas de qualificação antes de começarem a trabalhar efetivamente", explica Corrêa.

Segundo ele, o planejamento para distribuição interna das mais de 17 mil vagas, criadas principalmente em função do aumento da exploração de petróleo e gás natural oriundos do pré-sal, já está em andamento e deverá ser finalizado em até três meses. "Estamos estudando a necessidade de cada setor da companhia para detalhar os cargos, os salários, as áreas e os projetos onde essas pessoas vão atuar", diz. A disponibilidade de se mudar é explicitada no edital de cada concurso, uma vez que os trabalhadores podem ser alocados para qualquer unidade da organização no país. A maioria deles, segundo Corrêa, fica baseada no Estado do Rio de Janeiro.

Com esse novo contingente, o número de funcionários da Petrobras saltará dos atuais 85 mil funcionários para pouco mais de 103 mil em 2015. "O RH precisa trabalhar de forma estreita com a estratégia da companhia", ressalta. (RS)

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

I Palestra sobre Empregabilidade de Profissionais nas Estações Coletoras de P&G



O Engº Luiz Henrique fará palestras explanatórias sobre o curso de Operador de Estações de Produção de Óleo e Gas destinado a Técnicos e Tecnólogos graduandos e graduados, como também a engenheiros interessados, e, também, o de Projeto, Construção e Montagem de Estacoes de Produção de Óleo e Gás destinados a tecnólogos e engenheiros de diversas disciplinas graduandos e graduados.

Palestra Mossoró
Local: Empresarial Caiçara Center (por trás da Riachuelo, edifício espelhado), 3º andar, sala 306.
Data e Horário: Segunda-feira, 22 de agosto das 17:00hrs as 19:00hrs.
Vagas: 30 pessoas.

Palestra Natal
Local: Faculdade Estácio de Sá Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 704 Natal - RN
Data e Horário: Quinta feira, dia 25/08 das 19 hrs.
Vagas: 100 pessoas.

O curso será ministrado na EPECC - Escola de Petróleo Cursos e Consultoria.

Entrem em contato com o Sr. Dayvisson através do telefone (84) 9970 8284 ou email deyvissonbarros@hotmail.com para reservar seu lugar na palestra, que além da parte acadêmica terá informações sobre o local e horários do curso, pois, a mesma terá assentos limitados

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/