segunda-feira, setembro 03, 2012

Petrobras busca sócios para refinarias

Ministro de Minas e Energia confirma interesse da empresa em parceiros para garantir projetos no País.

São Paulo/Fortaleza. A Petrobras deverá acelerar negociações com grupos estrangeiros para construir suas novas refinarias no Brasil, porém, deixando claro que vai manter para si o controle acionário dos futuros empreendimentos. Entre elas, as refinarias Premium I e II, em implantação, respectivamente, no Maranhão e no Ceará.

“Há muitas empresas internacionais interessadas. A Petrobras está conversando e poderá chegar a um entendimento com elas. Japão, China, Estados Unidos e outros países já manifestaram seus interesses de se associar”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O ministro citou a refinaria Premium I, que está sendo construída no Maranhão, como forte candidata a receber investimentos da China. “Os chineses me procuraram durante a Rio+20, em junho, e desejam uma parceria com a Premium I”, disse Lobão. “Estou marcando um encontro deles com a presidente da Petrobras, (Graça Foster), para que desenvolvam entendimentos e cheguem a uma conclusão”, completou.

No Ceará

Em relação à unidade de refino da Petrobras prevista para o Ceará, a Premium II, o governo do Estado tenta sair na frente e corre, em paralelo, em busca de possíveis sócios para acelerar a construção do empreendimento que ficará localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Interessados

Até o momento, são pelo menos quatro as possibilidades de parceiros para o empreendimento. As conversações, contudo, ainda são iniciais. O caso mais recente é de investidores de Taiwan (China Nacionalista), segundo adiantou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith, que demonstraram interesse em se associar à estatal petrolífera brasileira na construção da Premium II. Além desta, ele cita uma empresa da Espanha, que também chegou a procurar a Adece. Ao mesmo tempo, o governo cearense também irá negociar com a Galp Energia, de Portugal, e a GS Caltex, da Coreia do Sul. Neste mês, o governador Cid Gomes deverá viajar ao país asiático para se encontrar com os executivos da GS.

A Premium II tem início de suas operações previsto para o fim de 2017, podendo este prazo se estender até meados de 2018.

A entrada de um parceiro no projeto, contudo, poderá adiantar o cronograma inicial projetado pela Petrobras.

Fonte: Diário do Nordeste