sexta-feira, julho 23, 2010

O Nokia N900 chegou tarde ao Brasil


Smartphone tem recursos de primeira, mas design e sistema antiquados

O Nokia N900 foi um smartphone muito aguardado. Muito aguardado mesmo. Tão aguardado que, agora que chegou ao Brasil, já está com cara de velho. Disponível no mercado americano desde o ano passado, ele roda o Linux Maemo – sistema fadado à morte, pois em breve dará lugar ao MeeGo, fruto da parceria entre Intel e a empresa finlandesa. De qualquer forma, trata-se de uma baita evolução em relação a qualquer modelo com Symbian vendido hoje. Fora isso, o aparelho é um verdadeiro canivete suíço, com 32 GB de memória interna e a ótima câmera de 5 MP, com lente Carl Zeiss.
O brinquedo chega às operadoras no próximo mês, mas já pode ser encontrado nas lojas, desbloqueado, pela bagatela de 1.999 reais. Preço alto para um celular que não é um fenômeno. A maior virtude da Nokia foi conseguir fazer, pela primeira vez, uma interface agradável para se usar apenas com o toque dos dedos. Em 99% dos casos, a jurássica caneta stylus nem precisa sair de seu compartimento. Mexendo no aparelho, fica a impressão de que o N97 é quem deveria ter ficado assim.
O sistema tem quatro áreas de trabalho distintas, personalizadas com widgets e atalhos. Qualquer semelhança com o Android não é mera coincidência. Também existe um pequeno painel de controle na parte de cima. Ele mostra informações de bateria e volume, além de permitir a configuração de relógio, perfis de uso e conexões Wi-Fi ou Bluetooth. Clicando no botão superior esquerdo, surge uma tela com todas as janelas abertas, o que facilita na hora de trabalhar com muitos aplicativos ao mesmo tempo. Mais um toque e aparece o menu com todos os aplicativos, como no velho Symbian.
Smartphone ou tablet?
Grandalhão como o N95 e seus descendentes, o Nokia N900 tem jeito de tablet. O tijolo possui até um apoio como os de porta-retratos, para deixá-lo sempre na posição horizontal. Aliás, a maioria das aplicações nem funciona na vertical, com as exceções do navegador e do visualizador de fotos, entre outras. O problema é que, ao levar a sério esse negócio de fazer um computador portátil, a fabricante criou um aparelho muito ruim de carregar no bolso. E sem necessidade, pois a tela tem 3,5 polegadas.
Ao menos o usuário não pode reclamar de fragilidade. O hardware é mesmo parrudo e confortável de usar. O teclado QWERTY é bem espaçoso, apesar de apresentar somente três fileiras de botões. A tela é resistiva, mas responde bem ao toque com o dedo. No quesito usabilidade, também sentimos falta de um botão físico para voltar à página anterior. Nem todos os programas têm essa opção na interface.
Por dentro, o N900 leva 32 GB de memória, um processador de 600 MHz e 256 MB de RAM। Não é muita coisa, mas satisfaz plenamente até quando há múltiplas tarefas rodando. Méritos para a leveza do sistema e para a pequena placa de vídeo dedicada, que traz resultados surpreendentes na exibição de filmes. Tudo acontece sem engasgo. Mas aí o problema é a qualidade da tela, bem abaixo do visto em aparelhos como o iPhone 4 e o Sony Ericsson XPERIA X10. A resolução é de 800 por 480 pixels.

Skype não vai sobretaxar chamadas via 3G


O Skype anunciou em seu blog que não irá sobretaxar as ligações feitas por meio de conexões 3G em iPhones e iPads.

anúncio veio acompanhado de uma nova versão do Skype móvel. Em maio, quando divulgou a versão 2.0 do app, a empresa disse que iria liberar as ligações via 3G inicialmente, mas não assegurou a gratuidade do serviço para 2011.
“Não temos mais plano algum para sobretaxar as chamadas feitas por meio do 3G. Estamos satisfeitos em permitir que nossos usuários conversem por mais tempo por meio de nosso aplicativo”, disse o comunicado divulgado no blog.
Além de possibilitar a realização de chamadas via 3G, o app do Skype também é multitarefa, o que permite receber ligações pelo programa mesmo com outros aplicativos em funcionamento ou com o iPhone bloqueado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

YouTube muda layout para músicas


SÃO PAULO - O YouTube quer ocupar o espaço que o MySpace vem perdendo como plataforma para descoberta de novos artistas.


Para isso, o site de vídeos do Google divulgou hoje um novo layout para a página da categoria “Música”.
Disponível em www.youtube.com/music , a nova página divide os vídeos em vários estilos, como pop, eletrônica, country e popular, rap e hip-hop, rock, clássico etc।

No alto da página, ficam os clipes mais vistos do dia. Em seu blog, o YouTube informa que a página também servirá para a divulgação de promoções especiais, playlists, artistas independentes, entre outros.
O reforma segue a tendência já implantada em outras categorias do site, como filmes e shows.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Novas evidências de água na Lua


Fotografia da amostra lunar recolhida pela Apollo 14


SÃO PAULO - Pesquisando rochas lunares recolhidas em uma missão Apollo, cientistas encontram mais evidências de água no satélite natural da Terra.
A equipe composta por membros do California Institute of Technology (Caltech) e da Universidade do publicou seus resultados hoje na Nature.
A água foi achada em um mineral chamado apatita, composto de fosfato de cálcio; embora não tenham sido encontradas moléculas de água H2O, foi constada a presença de hidrogênio na forma do ânion hidroxila, OH-, ligado à apatita. Se você aquecer este mineral, os íons de hidroxila se decompõem e formam água.
A amostra de basalto lunar na qual o hidrogênio foi achado foi coletada pela missão Apollo 14 em 1971. Foi Larry Taylor, professor da Universidade do Tennessee, quem enviou as amostras à Caltech no ano passado. Os cientistas usaram então um equipamento capaz de analisar grãos minerais de tamanhos menores do que um fio de cabelo. O instrumento dispara um feixe de íons, dispersando átomos que são coletados e analisados em um espectrômetro de massa.
Em termos de hidrogênio, enxofre e cloro, a apatita encontrada na Lua é indistinguível das apatitas achadas em rochas vulcânicas terrestres. Esta similaridade só reforça a tese de que depósitos vulcânicos na Lua entraram em erupção pela expansão do vapor de água – e não somente por gases como dióxido de carbono e enxofre.
Isso não significa que a Lua possua a mesma quantidade de água que a terra, em termos proporcionais. Mas significa que nosso satélite natural pode possuir ainda mais água do que se acreditava. Além disso, as descobertas dão muitas informações sobre a geologia e a história da Lua.
Fonte: http://info.abril.com.br/

Piratas exploram vendas pela web na europa

BRUXELAS - As vendas de bens falsificados e piratas a consumidores europeus por meio da Internet estão frustrando as tentativas de se conter o comércio ilegal, informou um relatório da Comissão Europeia nesta quinta-feira.

Três quartos dos embarques ilegais detidos pelos funcionários da alfândega da União Europeia em 2009 foram embarcados pelo correio ou via aérea, o que sugere que as vendas de itens ilegais via Internet tenham crescido, de acordo com um relatório anual sobre fluxos ilegais de comércio preparado pelo departamento de tributação e alfândega do Executivo europeu.
Os números destacam que os falsificadores se concentram cada vez mais em vendas a indivíduos, em lugar de em embarques maiores para intermediários, um método de envio mais dispendioso e que pode ser rastreado com mais facilidade.
"Esse desdobramento é muito conveniente para o falsificador, que já não precisa computar o custo de entrega em seu modelo de negócios," disse o diretor de fiscalização de direitos de propriedade intelectual no serviço tributário da União Europeia, John Taylor, a jornalistas.
Entre os bens falsificados e piratas estão mais itens de uso domiciliar comuns do que tradicionais bens de luxo como relógios ou bolsas. Os funcionários da alfândega perceberam alta no comércio ilegal de perucas, maquiagem, sapatos e produtos de alisamento de cabelos vendidos via reembolso postal, especialmente para o Reino Unido e Irlanda.
Os recém-chegados ao comércio ilegal incluem o Egito, o ponto de remessa da maioria dos brinquedos interceptados pelos fiscais da União Europeia, e os Emirados Árabes Unidos, fonte de quase 75 por cento dos produtos médicos ilegais. A maioria dos alimentos e do álcool que entraram ilegalmente na União Europeia vieram da Turquia.
A China continua no topo da lista de países que conduzem o maior volume de comércio ilegal com a Europa, respondendo por quase 65 por cento dos itens detidos. A União Europeia assinou um acordo com o país asiático no ano passado para combater o comércio ilegal, mas é cedo demais para avaliar seu grau de sucesso, disse Taylor.
"A Comissão e os países membros estão convencidos de que os resultados mais efetivos podem ser obtidos por meio da cooperação com as autoridades chinesas," disse.

Fonte: http://info.abril.com.br/