domingo, maio 08, 2011

Organização da Brasil Offshore realiza vistoria no Centro de Convenções


O coordenador responsável pela montagem da Feira Brasil Offshore, organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, João Neto, vistoriou, na sexta-feira (06/05), o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), onde será realizado o evento. Neto aprovou as intervenções realizadas pela Prefeitura de Macaé no local, ressaltando a qualidade da organização e o canal de comunicação aberto e eficaz entre todos os setores responsáveis pela realização do evento.

A Brasil Offshore será realizada entre os dias 14 e 17 de junho e é considerada a terceira maior feira do setor de petróleo e gás no mundo. As carretas com os equipamentos para a montagem da parte externa da feira, onde ficarão as tendas, chegam na próxima segunda-feira (9) e a montagem começa no dia seguinte.

Neto, que acompanha o evento desde a primeira edição, em 2001, ressaltou que em termos de organização e infraestrutura nunca tinha sido feito nada assim.

- Com a vistoria realizada hoje podemos verificar que está tudo correndo a pleno vapor, dentro do cronograma e de forma a garantir toda a estrutura para o evento. A gente pode salientar que o canal de comunicação aberto entre a prefeitura e todos os órgãos que participam da organização do evento está fazendo que tudo ocorra da melhor forma possível. Iniciaremos na próxima semana a montagem da infraestrutura dos 25 mil metros quadrados em tenda que serão acrescentados ao espaço físico do Macaé Centro, explicou o responsável pela montagem da feira.

O subsecretário de Governo e diretor da feira em âmbito municipal, Fernando Amorim, destacou que as obras no interior do Macaé Centro já foram concluídas e as intervenções realizadas pela prefeitura foram aprovadas.

- As intervenções foram concluídas no Centro de Convenções, só restando agora finalizar a parte estética externa, com a troca do gradil, instalado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que será realizado em uma só etapa para garantir a segurança do local. Vistoriamos todo o Macáe Centro, e o coordenador da Reed Exhibitions Alcântara Machado, João Neto, aprovou todas as intervenções realizadas e ficou encantado com a evolução que a feira vem tendo nestes anos, disse Fernando Amorim.

As intervenções da prefeitura no Macaé Centro foram realizadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) que não mediu esforços para que tudo fosse realizado dentro do cronograma.

- A obra incluiu, entre outros serviços, recuperação da cobertura do imóvel, pintura geral dos salões, auditórios e salas, novo forro no auditório A, reforma e manutenção também da parte elétrica, nova iluminação e a reconstrução de mais seis módulos de grades entre o parque de exposições e o Centro de Convenções. Além da reforma do gradeado e portões da frente, onde boa parte dele sofreu ação da corrosão devido ao tempo e também da maresia. Nos empenhamos em atender a solicitação do prefeito Riverton Mussi para que o Macaé Centro estivesse em perfeitas condições para a realização desta feira que é uma das maiores do mundo e movimenta consideravelmente a economia do município, explicou o secretário de Manutenção, Chico Machado.

Fernando Amorim também acrescentou que, além de preparar o Centro de Convenções para a realização do evento, a Prefeitura de Macaé também se empenhou em buscar soluções para questões de logística, hospedagem e transporte para os expositores e visitantes que virão à Brasil Offshore.

- Um evento dessa proporção mexe com toda a cidade e Macaé precisa estar preparada para isso. A expectativa é que 15 mil pessoas visitem o Centro de Convenções em cada dia da feira. A Secretaria de Governo, juntamente com as diversas secretarias envolvidas, se empenhou em buscar soluções para diversas questões de infraestrutura para que o evento aconteça da melhor forma possível, pontuou o subsecretário de Governo.

No entorno do Macaé Centro serão instalados bolsões de estacionamento para veículos de passeio e vans, e de carga e descarga de caminhões, próximo ao Terminal Lagomar. Durante os dias da feira, táxis e linhas específicas de ônibus urbanos serão disponibilizadas para o evento.

No Aeroporto de Macaé, que já contará com voos regulares da Trip Linhas Aéreas, haverá uma sala especial para embarque e desembarque de passageiros e um hangar para receber aeronaves que vierem para a feira. Além disso, será montado um balcão específico de informações pela Secretaria de Governo e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) para atender aos visitantes e expositores, no Aeroporto de Macaé.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Estado do RS pode ter estaleiro para construir plataformas


O governo gaúcho negocia a implantação do sexto estaleiro para montagem de plataformas destinadas à exploração de petróleo e gás. A informação é do diretor-presidente da Agência Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI), Marcus Coester, que participa até hoje em Houston, nos Estados Unidos, da Offshore Technology Conference (OTC), maior feira mundial da indústria oceânica. Coester projeta um investimento superior a US$ 100 milhões. O dirigente, que não revela o grupo interessado, apenas que é de capital estrangeiro, destaca que o Estado está à frente de Pernambuco e Rio de Janeiro na preferência para a instalação.

"Há uma saturação de projetos nestes dois estados, por isso o Rio Grande do Sul ganha mais força na decisão sobre novos empreendimentos", justifica o diretor-presidente da AGDI. O executivo, que mantém encontros na feira para badalar o arsenal de atrativos da emergente cadeia industrial local na área, adianta que o estaleiro não deve ser instalado em Rio Grande, região também considerada saturada e onde já está o Estaleiro Rio Grande (pertencente à Engevix), e serão implantados projetos do consórcio Quip, do grupo Wilson, Sons, e da Estaleiros do Brasil (EBR). Os projetos somam aporte estimados em R$ 2 bilhões nos próximos dois anos. Coester assinala que o novo empreendimento deverá se inserir no roteiro de hidrovias que conectam o centro ao porto de Rio Grande. O projeto seguiria estratégia adotada pela futura operação da Iesa, em Charqueadas.

Na feira, acompanham o dirigente da agência, criada no atual governo, o coordenador do comitê de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Oscar Azevedo, e Aloísio Nóbrega, diretor de Promoção Comercial e Atração de Investimento da AGDI. Na tarde de ontem, os representantes gaúchos se reuniram com uma empresa de engenharia interessada em implantar uma base de desenvolvimento no Estado. "Nossa missão aqui é principalmente apresentar os atributos gaúchos, que reúnem polo metalmecânico, programa de incentivos, parques tecnológicos e mão de obra, além de áreas disponíveis", elencou Coester.

Em Houston, o grupo estadual utiliza a estrutura do estande brasileiro, que abriga interlocutores de empresas locais do setor. A Petrobras é a vitrine. São 2,5 mil expositores na edição de 2011, que atraem 60 mil visitantes.

O pavilhão brasileiro, organizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), é um destaque no evento, com 36 expositores. Cinco grupos gaúchos estão no local. Pelo menos outras 10 empresas gaúchas estão presentes no evento como visitantes. "Nos próximos dois meses está sendo decidido o futuro de 20 a 30 anos da indústria de petróleo e gás no Brasil. Esta é a hora de os grupos se inserirem ou não nas demandas", advertiu o diretor-presidente da AGDI.
Petrobras testa tecnologia que transforma gás em óleo

A Petrobras estuda tecnologia inédita para instalação de unidades de Gas To Liquid (GTL) em suas plataformas do pré-sal. Atualmente, esta técnica que transforma o gás natural em óleo existe apenas em unidades instaladas em terra e nunca pôde ser levada para alto-mar devido ao tamanho exagerado das plantas, que não seriam suportadas por uma plataforma. Mas a gerente-executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, afirmou que a companhia está estudando junto a parceiros especializados neste tipo de tecnologia uma forma de instalar unidades reduzidas de GTL sobre as plataformas.

Cada unidade, segundo ela, seria como um módulo a mais - a exemplo dos já existentes de compressão de gás natural ou de geração de energia. Por conta disso, teriam uma capacidade reduzida, para processar apenas 500 mil metros cúbicos por dia. "Tudo ainda está em estudo e precisa ser testado devidamente antes de ser aprovado para um piloto", afirmou Solange. Segundo ela, até o final de 2012 todo o processo estará concluído. A implementação de unidades de GTL visa a um melhor aproveitamento do gás natural que existe em grande quantidade nas áreas do pré-sal da Bacia de Santos, e é associado ao petróleo extraído dos reservatórios.

Por conta do limite de capacidade de transporte por dutos, e pelas restrições à sua queima excessiva, o gás acaba sendo um fator limitante para a exploração das áreas, já que não se pode fazer estoques do produto. A Petrobras tem trabalhado com perspectivas de reinjeção e de aproveitamento do gás nas próprias plataformas, como de praxe em outras regiões. Porém, no pré-sal a quantidade de gás supera estas saídas convencionais.

Fonte: http://portosenavios.com.br/

Dúvidas mais comuns entre os interessados pelas vagas de engenheiros da Agência



seguir solucionamos as dúvidas mais comuns entre os interessados pelas vagas de engenheiros da Agência.
*Esclarecemos que as respostas se norteiam nos concursos anteriores (2005 e 2008)

1- Um engenheiro pode prestar concurso para o cargo de Especialista Geral ou somente para Especialista em Engenharia?
R. Pode, sim. Vale dizer, inclusive, que é bastante provável se mostrar mais fácil o ingresso nos quadros da ANP através da prova para cargos gerais, já que relação candidato/vaga é um pouco menor. Contudo, devemos dizer, se seu desejo profissional for realmente trabalhar em funções de engenheiro, não se atenha a esta pequena facilidade. Faça a SUA prova, para engenheiros, no caso.

2- Haverá questões de língua portuguesa na prova para engenheiros?
R. Não só haverá, como é de extrema importância. A parcela da prova que se refere à nossa língua costuma valer até 20% da prova. E, convenhamos, para engenheiros, que são especializados para contas e não para cartas, gabaritar a prova de português pode ser decisivo!

3- Quem não sabe inglês tem chances neste concurso?
R. Ao contrário do português, a língua inglesa costuma valer poucos pontos. Quem não sabe inglês perderá muita energia tentando aprender uma nova língua de forma atropelada. Acredito ser a melhor estratégia investir seu tempo em outras disciplinas. Contudo, obviamente, se você tiver tempo sobrando para o estudo, não custa nada atentar para questões de vocabulário e interpretação de texto em inglês.

4- Como estou longe do Rio de Janeiro, posso comprar apenas as apostilas do Clube do Petróleo?
R. Infelizmente, não. Faz parte da nossa estratégia não popularizar o nosso material de estudo, até por um compromisso ético com os nossos alunos.

5- Qual a diferença das provas para os cargos de Engenheiro 1 e Engenheiro 2?
R. As questões específicas do Engenheiro 1 serão voltadas para o upstream da indústria do petróleo (exploração e produção), enquanto aquelas referentes ao Engenheiro 2 focarão no downstream (refino, distribuição e comercialização).

6- Moro no Rio de Janeiro, mas penso que teria mais chances se fizesse prova para a região nordeste, ou até norte. Minha idéia procede? Neste caso, que tipo de profissional é mais requisitado para fora do Rio de Janeiro?
R. Fora do Rio de Janeiro há maior demanda por servidores voltados à fiscalização do setor regulado. Quem mora fora do Rio de Janeiro dificilmente conseguiria fazer nosso curso preparatório ou qualquer outro equivalente. Logo, suas chances serão realmente muito boas. Infelizmente, para seu projeto, outros cariocas e fluminenses terão a mesma idéia. Mesmo assim, parece ser uma ótima estratégia visto que existe uma demanda real para fora do Rio de Janeiro.

7- A prova de conhecimentos gerais é idêntica para todas as profissões de nível superior?
R. A previsão é que serão, sim. Os Especialistas em Regulação de nível superior (tanto modalidade geral, quanto engenheiros, advogados...) fizeram a mesma prova de conhecimentos gerais no concurso anterior, na qual se encontravam questões de direito básico, português, inglês e informática.

8- As questões possuem sempre o mesmo peso? O que é importante priorizar no caso dos engenheiros?
R. Não. Os pesos variam muito entre as questões, que são divididas em ordem de valor ao longo da prova. Há questões de prova especifica que valem 2 pontos, enquanto outras valem até 3 pontos. Nossa equipe, através de estudos de provas anteriores, tenta preparar nossos alunos para que gabaritem a bateria de questões valendo 4 pontos, uma estratégia vencedora.

9- O Clube do Petróleo oferecerá mesmo uma turma somente para os engenheiros? Quando será ? Quais os horários das aula?
R. Ofereceremos, sim. As aulas serão aos sábados, de 9h00 da manhã às 18h00 da tarde, no centro do Rio de Janeiro. O início da próxima turma está previsto para o dia 18 de junho de 2011.

10- Qual cargo tem a melhor relação candidatos/vagas?
R. Nos concursos anteriores os cargos de Geral I e II foram aqueles que apresentaram a melhor relação, seguido dos engenheiros. O mais concorrido foi para advogados, analista ambiental, seguidos de outros mais.

11- Somente os engenheiros de petróleo podem participar da prova dos engenheiros?
R. Absolutamente não. Quase todos os profissionais de engenharia podem fazer concorrer às vagas para a área. O que é possível observar é a predileção dos engenheiros de petróleo pelo cargo de Engenharia I e a dos engenheiros químicos pelo cargo de Engenharia II.

12- Uma vez aprovado, um engenheiro receberá a mesma remuneração que um advogado ou um economista?
A remuneração é uniformizada para todos os Especialistas em Regulação da Agência Nacional do Petróleo. A previsão é que engenheiros, advogados, economistas, dministradores, e todos os demais, sejam remunerados por valor superior a Tudo indica que será superior a 10 mil reais.

Lembramos que nossa próxima turma, com inicio em 18/06/11, está com inscrições abertas pelos telefones (021) 2233-7580 e (021) 2223-1269. Para maiores informações, visite nosso website: www.clubedopetroleo.com.br

Fonte: Clube do Petróleo - Mauro Kahn