sábado, janeiro 09, 2010

Celular pode proteger contra Alzheimer


Resultados de pesquisa abrem possibilidades para o desenvolvimento de tratamentos sem medicamentos e não-invasivos

Um estudo realizado com ratos sugere que o uso de telefones celulares pode ajudar na prevenção contra alguns dos efeitos degenerativos da doença de Alzheimer, divulgaram pesquisadores norte-americanos.


Após serem sujeitos a ondas eletromagnéticas semelhantes às usadas em aparelhos celulares por longos períodos de tempo, ratos modificados geneticamente para desenvolver a doença de Alzheimer se saíram bem em testes de memória e raciocínio -- tão bem quanto ratos saudáveis, segundo os pesquisadores em artigo publicado na revista Journal of Alzheimer's Disease.
Os resultados foram uma grande surpresa e abrem possibilidades para o desenvolvimento de tratamentos sem medicamentos e não-invasivos, explicou na quarta-feira o autor principal do artigo, Gary Arendash, da Universidade do Sul da Flórida.

Ele esperava que a exposição a aparelhos celulares aumentaria os efeitos da demência.

"Muito pelo contrário, esses ratos eram protegidos se a exposição aos celulares começasse no início da fase adulta. Ou se a exposição começasse depois de terem desenvolvido problemas de memória, ela revertia essa deficiência", afirmou Arendash em entrevista telefônica.

Os ratos foram expostos a ondas eletromagnéticas equivalentes aos emitidos por um aparelho celular na cabeça de um ser humano por duas horas diárias num período de sete a nove meses.
Ao final desse período, foi descoberto que a exposição aos telefones celulares eliminava o acúmulo da proteína beta-amilóide, principal indicador da doença de Alzheimer.

Os ratos com Alzheimer demonstraram melhora e reversão da patologia neurológica.

"Ela (a onda magnética) previne contra a agregação da proteína maligna no cérebro", disse Arendash. "As descobertas são intrigantes para nós porque abrem portas para um novo campo na neurociência, acreditamos nós, que é o de efeitos a longo prazo dos campos eletromagnéticos na memória".
Arendash disse que sua equipe estava modificando a experiência para ver se poderiam produzir efeitos mais rápidos e começar testes em humanos.
Apesar de décadas de pesquisa, existem poucos tratamentos eficazes e nenhuma cura para a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Muitos tratamentos tiveram resultados promissores em ratos mas pouco efeito em seres humanos.
Mais de 35 milhões de pessoas no mundo sofrerão da doença de Alzheimer e outras formas de demência em 2010, segundo a Associação de Alzheimer.


NASA flagra buraco-negro rompendo estrela



A Agência Espacial Americana registrou a quebra de uma estrela pelas forças de um buraco negro.


O objeto fotografado é classificado como uma fonte ultra-luminosa de raios-X (ULX), e emite mais raios que as estrelas, porém menos que os corpos celestes conhecidos como quasares.
Sua natureza exata é ainda um mistério, mas acredita-se que os ULX possam ser buracos-negros com massas no meio e ao redor equivalentes a milhares de vezes a do Sol.
A análise desse estranho corpo começou com o Observatório de Raios-X Chandra. Na imagem, seus dados são mostrados em azul sobreposto a uma imagem óptica do telescópio espacial Hubble.
Outros instrumentos, os telescópios Magellan I e II, em Las Campanas, Chile, também forneceram informações a respeito do corpo que está na galáxia elíptica NGC 1399, a cerca de 65 milhões de anos-luz da Terra. Os dados mostraram que há emissão de oxigênio e nitrogênio, mas não de hidrogênio – fato que, unido às emissões de raio-X, cria uma rara combinação no universo.
Os fatos levaram os pesquisadores a suspeitar de que uma estrela anã-branca, um dia, esteve muito próxima do buraco negro e acabou sendo rasgada por suas forças.
Outro aspecto interessante é que o objeto está em um cluster de estrelas muito velho, com os corpos muito próximos uns aos outros. Pesquisadores suspeitavam que estes clusters pudessem conter buracos negros intermediários, mas não havia evidências conclusivas até hoje. Se confirmados, portanto, esses achados podem representar a solução de uma velha dúvida da NASA.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Planetas parecidos com a Terra podem existir


Novas pesquisas podem descobrir planetas parecidos com a Terra em quatro ou cinco anos, alguns apostam que isso acontecerá ainda em 2010

Um oficial de elite da Nasa e outros cientistas da agência espacial norte-americana afirmam que em quatro ou cinco anos devem descobrir o primeiro planeta parecido com a Terra onde a vida poderia se desenvolver - ou talvez já tenha se desenvolvido. Um planeta com o tamanho próximo do da Terra poderia até mesmo ser encontrado este ano se as informações preliminares de um novo telescópio espacial se confirmarem.


Na conferência anual da Sociedade Americana de Astronomia, esta semana, cada descoberta envolvendo os chamados "exoplanetas" - aqueles fora do sistema solar - apontaram para a mesma conclusão: planetas parecidos com a Terra provavelmente são fartos de vida, apesar de um universo violento de explosões estelares, buracos negros em atividade e galáxias em colisão.
O novo telescópio da Nasa e diversos novos estudos do repentinamente quente e competitivo campo de exoplanetas geraram um burburinho considerável na convenção. Cientistas estão falando sobre "um lugar incrivelmente especial na história" e mais próximo de responder à questão que vem perturbando a humanidade desde o início da civilização.


"A pergunta é: estamos sozinhos? Pela primeira vez, há um otimismo de que em algum momento nas nossas vidas nós vamos chegar a uma conclusão", afirmou Simon "Pete" Worden, astrônomo que encabeça o Ames Research Center, da Nasa. "Se eu fosse um homem de apostas, que eu sou, apostaria que não estamos sozinhos - há muita vida lá fora."

Google quer negociar energia no atacado



O Google solicitou ao pricipal órgão regulador de energia dos EUA autorização para comprar e vender eletricidade no atacado para ajudar a empresa a gerenciar a enorme quantidade de energia demandada por suas atividades.


No documento submetido ao Federal Energy Regulatory Commission no fim de dezembro, a companhia afirmou que a Google Energy quer autoridade para "gerenciar os custos de energia do Google".
Outras companhias que consomem muita energia têm autorização similar pela Ferc para ajudá-las a conter seus custos.
Cerca de 1,5 mil empresas estão listadas no site da Ferc como beneficiárias da medida, incluindo a Alcoa e o Walmart.
Empresas de TI e telecom consomem cerca de 120 bilhões de kilowatt hora anualmente, ou 3% de todo o consumo dos EUA, de acordo com o departamento de energia.
O documento solicita que a aprovação seja feita até 23 de fevereiro. Executivos do Google não foram encontrados para comentar.

Kingston lança kits de memória de 24 e 16 GB


A Intel mal apresentou seus novos processadores Core i7 e i5 e a Kingston já mostrou que não vai ficar para trás no desenvolvimento de hardware poderosos.
Os kits de memória HyperX DDR3 da Kingston Technology pretendem acompanhar o desempenho dos processadores. O de maior performance é o tri-channel de 24 GB, composto por seis módulos de 4 GB e ideal para combinar com o i7 ou X58. Para o i5 há o kit menos assustador de 16 GB dual-channel, com quatro módulos de 4 GB. Ambos têm 1600MHz de frequência.

Apesar de a capacidade dos bichinhos ser assustadora, os preços sugeridos pela Kingston não vão surpreender ninguém. Os lançamentos seguem a tradição de cifras exorbitantes da fabricante: o HyperX de 24 GB sai por 8 155 reais e o de 16 GB por 5 435.

DirecTV planeja lançar canais em 3D

A companhia DirecTV planeja lançar dois canais de televisão em 3D e um serviço de pay-per-view também em 3D, que se somariam a vários projetos similares já em andamento, informou nesta quarta-feira o jornal The Wall Street Journal.

O esperado anúncio da DirecTV chegará após o feito nesta terça-feira pela Discovery Communications, a Sony e a Imax, sobre a formação de uma empresa conjunta para lançar um canal em 3D em 2011 utilizando seus filmes e programas de TV, que transmitiria 24 horas por dia. Em outro anúncio importante, o canal de esportes ESPN, propriedade da Walt Disney, antecipou que lançará um canal este ano em três dimensões nos Estados Unidos que retransmitirá, entre outros eventos, partidas da Copa do Mundo da África do Sul.

Os novos planos fazem parte, segundo o jornal, de um esforço mais amplo para conseguir que os programas e filmes em três dimensões cheguem às TVs americanas. As companhias de produtos eletrônicos reforçaram também seus esforços para pôr no mercado televisões preparadas para a projeção de programas em 3D, aproveitando a popularidade de filmes como "Avatar".

Mesmo assim, o jornal lembra que são poucos ainda os consumidores que têm aparelhos de TV próprios para captar sinais em 3D em casa. Em 2010, a previsão é de que cerca de 1% ou 2% dos 35 milhões de televisores de tela plana que devem ser vendidos nos EUA possam projetar programas em 3D, como explicou ao jornal Riddhi Patel, especialista da empresa iSuppli.




Fonte: www.terra.com.br