domingo, abril 11, 2010

Nokia 5530 é touch básico, mas nem tanto


Celular musical tem interface divertida e Wi-Fi, porém dispensa 3G e GPS


A nova geração touchscreen da Nokia chegou aos celulares básicos com o 5530 XpressMusic. E o aparelho vai além daqueles concorrentes divertidos com tela sensível ao toque, mas quase sem recursos. Ele manda bem como substituto de iPod, tem o melhor reconhecimento de escrita que já vimos e pode se conectar à internet por Wi-Fi. Só decepciona porque o touchscreen resistivo de 2,9 polegadas não é aquela maravilha para deslizar com o dedo e por ficar devendo 3G e GPS. Seu preço está na média: 699 reais.

Como já dissemos em vários reviews de aparelhos com Symbian, está claro que o sistema operacional precisa de uma recauchutada, pois não parece ter sido desenvolvido especialmente para comandar sem botões. Mas aqui o programa funciona bem. A tela inicial mostra, na barra superior, até 20 contatos com fotos. No centro, ficam as atualizações do e-mail e um player de música. Na parte de baixo, existem quatro atalhos personalizáveis para aplicações, que dão acesso rápido às ferramentas mais utilizadas.

O problema é que nenhum desses widgets é realmente prático, por causa da programação em camadas do Symbian. Para trocar os atalhos, por exemplo, é necessário entrar em Menu > Configurações > Pessoal > Tela inicial > Atalhos. Em seu concorrente Samsung Star, basta arrastar o aplicativo desejado de uma barra lateral para a tela inicial. No entanto, a coisa mais irritante é a necessidade de clicar duas vezes nos links das listas – uma para selecionar e outra para abrir o item desejado. E tudo isso no velho esquema com barras de rolagem, seguindo o estilo do Windows Mobile.

Existem ainda outros recursos interessantes, mas chatos de configurar. Para integrar um contato ao Twitter, por exemplo, é preciso digitar o longo endereço do RSS correspondente na página de configuração da pessoa cadastrada. Imagine o trabalho que daria fazer isso com toda a sua lista de amigos. Detalhe: nesse caso, especificamente, o teclado completo não aparece, obrigando o usuário a escrever por um teclado numérico. Em quase todos os outros aplicativos, como e-mail e navegador, um QWERTY fica disponível quando o aparelho está na horizontal.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Satélite vê efeito do aquecimento no gelo


Lançamento do CryoSat-2 no Casaquistão


DARMSTADT, Alemanha – A Agência Espacial Européia (ESA)lançou um novo satélite hoje para medir os efeitos do aquecimento global no gelo polar e juntar dados sobre aumento do nível do mar – informações que podem ser cruciais para milhões de pessoas vivendo em regiões costeiras e ilhas.

A ESA disse, de seu Centro Europeu de Operações na Alemanha, que recebeu um sinal do CryoSat 2 após sua decolagem com um foguete russo do Baikonur Cosmodrome, no Cazaquistão, o que significa que a decolagem foi um sucesso.
"Até agora, tudo correu fantasticamente bem”, disse Volker Liebig, Diretor do programa de Observações terrestres da ESA.

Em 2005, a agência perdeu seu primeiro CryoSat quando o foguete falhou, causando um atraso de cinco anos na missão – que é aguardada ansiosamente por cientistas glaciares desde o início dos anos 1990.

"Essa missão é ainda mais importante agora do que há uma década, conforme as mudanças na camada de gelo estão se acelerando”, disse Duncan Wingham, da of University College London e principal pesquisador do CryoSat.

Segundo a ESA, o satélite de 700 kg foi projetado para apontar os efeitos do aquecimento global no gelo Ártico e Antártico, que cobrem cerca de 10% da superfície da Terra e são cruciais para o clima do "As regiões polares funcionam como os refrigeradores do sistema climático”, disse o cientistas alemão Heinrich Miller. “Essas áreas são as que realmente importam para o clima no planeta”.
Cientistas sabem que há mudanças significativas nas regiões polares, e os últimos verões mostraram que houve uma redução nas camadas típicas dessa estação no mar Ártico. Mas pouco se sabe sobre a espessura desse gelo.

"Pela primeira vez, estamos começando uma missão para medir não somente a extensão, mas a espessura do gelo”, disse Liebig.

Usando tecnologia radar a 720 km acima da superfície, o CryoSat 2 irá medir a espessura tanto da terra como do gelo e apontar mudanças de um centímetro - o que é impressionante, se considerarmos que a camada de gelo pode chegar a cinco quilômetros de espessura.

Para cidades costeiras e ilhas, essa especificidade pode ser questão de sobrevivência. Se todo o gelo polar da Terra e glaciares derretesse, os níveis do mar poderiam subir 70 metros, de acordo com Miller.

Se somente a Groenlândia ficasse livre de gelo, seriam 6,5 metros de elevação. Pessimistas esperam um aumento de 2 a 3 metros até 2100, enquanto o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), projetou em 2007 somente 20 a 50 centímetros. "Tenho certeza que o CryoSat irá fornecer dados valiosos que farão as previsões no aumento do nível do mar mais certas" disse Miller.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Erupções vulcânicas flagradas em Vênus


Sobreposição de dados revela derramamento recente de lava em Vênus


SÃO PAULO- Pela primeira vez, cientistas detectaram sinais claros de lava recente na superfície de Vênus.

As observações revelam que o planeta ainda pode estar geologicamente ativo – o que o torna um dos únicos corpos no nosso sistema que a ter este tipo de atividade nos últimos três milhões de anos.
Graças a uma combinação de dados da Venus Express, missão da Agência Espacial Européia que orbita o planeta desde abril de 2006, e da nave Magellan, da NASA, os pesquisadores conseguiram detectar essa recente atividade. A missão americana mapeou via radar 98%do planeta entre 1990 e 1994.

Estudar a taxa de vulcanismo ajudará a determinar como o interior do planeta funciona e como os gases emitidos nas erupções alteram o clima.

Segundo os cientistas, os locais estudados em Vênus são geologicamente similares ao Havaí.

Uma das principais evidências de atividade vulcânica é o fato de pesquisadores acreditarem que algum fenômeno esteja alisando a superfície de Vênus - que tem apenas mil crateras, um número muito baixo se comparado a outros corpos do sistema solar. Uma das principais hipóteses é a de que a lava derramada pode ser responsável por este nivelamento.

Cientistas chamam Vênus de planeta-irmão da Terra por suas semelhanças em tamanho, massa, densidade e volume. Acredita-se que ambos partilham uma origem comum, e que surgiram há mais ou menos 4,5 milhões de anos. No entanto, a atmosfera do planeta é muito menos amigável que a da Terra: ela tem dióxido de carbono, que gera uma temperatura na superfície quente o bastante para derreter chumbo e uma pressão na 90 vezes maior do que a da Terra.

Não são muitos os corpos do nosso sistema que estão vulcanicamente ativos, e entre eles estão a Terra e a lua de Júpiter Io. O entanto, uma contagem de crateras em Marte também sugere a existência de erupções recentes. Cientistas também estudam um tipo diferente de vulcanismo em outras luas do sistema – mas este envolve o derramamento de gelo.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Celular Samsung é movido a energia solar


Modelo E1107 é basicão, custa 129 reais e tem bateria carregada pelo sol

É viável ter um celular carregado com energia solar? O INFOLAB testou o primeiro modelo desse tipo vendido no Brasil, o Samsung E1107, e concluiu que esse recurso deve ser usado como um complemento, útil para quem passa boa parte do dia ao ar livre, longe da tomada por muito tempo. Quando carregamos o aparelho na energia elétrica, ele aguentou firme por quase 12 horas em conversação, um número bem expressivo. Por ser um celular basicão, o preço agrada. Ele custa 129 reais.

A própria Samsung alerta no manual que o carregamento solar é uma função auxiliar, ou seja, não dá para abandonar o carregador. Fizemos dois testes distintos. Carregado na tomada, o celular aguentou 713 minutos em ligações. Já depois de um banho de sol de cerca de uma hora, falamos apenas 11 minutos e 25 segundos. É um tempo razoável para ligações emergenciais, mas que não é suficiente nem para tirar a bateria do nível mínimo.

Nas configurações, o Samsung E1107 é espartano. Tanto que seus destaques são rádio FM e lanterna. O aparelho traz o básico: agenda, calendário, despertador e dois games. Ele também faz chamadas falsas, para quem deseja se livrar dos chatos, e pode ser rastreado em caso de perda ou roubo. Mas nada de câmera, tocador de música, slot para cartão de memória ou browser.

A tela LCD de apenas 1,5 polegada do modelo é pequena para quem já se acostumou aos visores maiores dos celulares atuais. Já o teclado possui teclas bem separadas e a digitação de mensagens é prática. Fininho e leve, com apenas 76 gramas, esse modelo tem a cara dos telefones básicos de anos atrás. Sua saída de fone de ouvido é proprietária.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Oi propõe ao governo banda larga de R$ 35

SÃO PAULO – Um acerto definitivo para o Plano Nacional da Banda Larga (PNBL) parece mais próximo de acontecer. A operadora Oi disse ontem ao governo que pode oferecer internet rápida por valores entre 15 e 35 reais.

O número está dentro do que o governo acredita ideal para levar conexão acessível às classes C e D nos locais hoje não atendidos pelas operadoras de telecomunicação. Em troca, a empresa pediu redução de impostos.
A Oi tem em seu favor o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Acionista da companhia, o banco prefere usar a empresa nesse plano de expansão da internet, em vez de revitalizar a Telebrás.

A administração do programa, no entanto, também teria participação de estatais – a rede de cabos, por exemplo, pertenceria ao próprio governo, enquanto a Oi ou um consórcio entre algumas operadoras seriam responsáveis por gerenciar o serviço.

Segundo Franklin Martins, ministro especial da Secretaria de Comunicação Social da Previdência, o plano deve sair em 15 dias. De acordo com ele, as conversas não evoluíram muito nos últimos meses por causa da elaboração do PAC 2, segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento.

Inicialmente, o governo federal estima gastos que variam de 3 a 16 bilhões de reais no plano da banda larga, dependendo do alcance e do modo de operação.




Fonte: http://info.abril.com.br/