domingo, novembro 25, 2012

Transpetro e EAS lançam navio ao mar

Navio é o segundo petroleiro construído na Região Nordeste

Recife (PE) - A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) lançaram ao mar o segundo navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) construído na Região Nordeste. O navio foi batizado de Zumbi dos Palmares, em homenagem ao alagoano símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil.

O petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional. É o segundo de uma série de 10 petroleiros idênticos encomendados ao EAS. O primeiro deles, João Cândido, está em operação desde o dia 25 de maio de 2012.

“O lançamento deste navio é mais uma prova da capacidade do trabalhador brasileiro. É um novo passo para a consolidação de um polo naval no Nordeste, que gera milhares de empregos dignos. Ao invés de exportarmos empregos para trabalhadores de outros países, estamos criando oportunidades aqui”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

O lançamento ao mar é o penúltimo marco na construção de um navio, antes da entrega ao armador para operação. Após o lançamento, a embarcação passa pelos acabamentos finais no estaleiro e pela prova de mar, que verifica o seu desempenho em uma viagem de curta distância. O Zumbi dos Palmares tem como madrinha a gerente de gestão de efetivos da Transpetro, Vânia Lúcia Claudina Cardoso.

Três embarcações do Promef já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, pelo EAS. Na próxima terça-feira (27/11), será lançado ao mar, pelo Estaleiro Mauá, o navio Anita Garibaldi, primeiro de uma série de quatro petroleiros panamax encomendados pelo Promef ao estaleiro.

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. Antes do programa, a indústria naval brasileira passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras.

O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.

Da Redação

HRT possui 5,1 bilhões de barris de petróleo, diz relatório

O início da campanha de perfuração de até quatro poços exploratórios na Namíbia está previsto para o primeiro trimestre de 2013

Rio de Janeiro (RJ) - A petrolífera HRT informou novas estimativas de volumes de recursos em áreas de licenças exploratórias na Namíbia, com base em um novo relatório.

Segundo comunicado, os novos dados elevaram para 7,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) o volume de recursos potenciais prospectivos médios no país africano, que representam um acréscimo de cerca de 500 milhões de boe ao portfólio da HRT relatado em 2011.

De acordo com o relatório elaborado pela consultoria DeGolyer & MacNaughton (D&M), são 5,1 bilhões de barris de óleo e condensado (bbl) e 2,3 bilhões de boe de gás associado e gás não associado.

"Este estudo foi realizado utilizando dados sísmicos 3D de excelente qualidade, que a HRT levantou e processou durante 2011 e 2012, possibilitando uma melhoria significativa na análise dos volumes anteriormente reportados pela D&M", afirmou a empresa em nota.

Da Redação