quinta-feira, janeiro 17, 2013

Perfuração de Poços Petróleo

A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. Na perfuração rotativa, as rochas são atravessadas pela ação da rotação e peso aplicados a uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração a qual consiste basicamente de comandos (tubos de paredes espessas) e tubos de perfuração (tubos de paredes finas). Os fragmentos das rochas são removidos continuamente através de um fluido de perfuração ou simplesmente lama, uma vez que sua base principal é a argila.

O fluido é injetado por bombas alternativas duplex ou triplex para o interior da coluna de perfuração através da cabeça de injeção, ou swivel, e retorna à superfície através do espaço anular formado pelas paredes do poço e a coluna. Ao atingir determinada profundidade, a coluna de perfuração é retirada do poço e uma coluna de revestimento de aço de diâmetro inferior ao da broca é descida no poço.

O anular entre os tubos de revestimento e as paredes do poço é cimentado com a finalidade de isolar as rochas atravessadas, permitindo então o avanço da perfuração com segurança. Após as operações de cimentação, a coluna de perfuração é novamente descida ao poço, tendo na sua extremidade uma nova broca de diâmetro menor do que a do revestimento para o prosseguimento da perfuração. Do exposto, percebe-se que um poço de petróleo é perfurado em diversas fases, caracterizadas pelos diferentes diâmetros das brocas.

Para iniciar um poço de petróleo necessita-se selecionar um tipo de sonda ou plataforma compatível com as características gerais da região onde será perfurado o poço. Os serviços realizados nas áreas marítimas são denominados (Off Shore). Já os serviços realizados nas áreas terrestres são denominados (On Shore). A seguir serão demonstrados alguns tipos de Sondas e plataformas destinadas à perfuração de um poço de petróleo.

Click no E-book (livro digital) abaixo para obter mais informações sobre perfuração, tipos de sondas de perfuração, métodos de perfuração de poços, sistema de segurança de poço – ESCP, ferramentas de manuseio da coluna, equipamentos de perfuração de superfície, fluído de perfuração, inicio do poço, operações rotineiras ou normais, descida de revestimento de um poço de petróleo, cimentação de poços de petróleo, operações especiais, classificação dos poços de petróleo.

GE firma contrato de US$ 500 milhões com a Petrobras

A GE Oil & Gas assinou um contrato de mais de US$ 500 milhões para fornecer equipamentos e serviços de turbomáquinas à Petrobras. Os equipamentos serão utilizados em quatro novas plataformas flutuantes de produção, armazenamento e descargas, identificadas como P-74, P-75, P-76 e P-77.

Todas estão localizadas na região da Cessão Onerosa nos campos do pré-sal da Bacia de Santos, no estado de São Paulo.

De acordo com a GE, os equipamentos e serviços de turbomáquinas vão gerar energia primárias para as FPSOs. Para isso serão utilizadas turbinas de gás aeroderivadas e geradores avançados, que moverão o gás por dutos com a ajuda de compressores. O equipamento também vai reinjetar CO2 e gás natural de volta ao poço para auxiliar na recuperação do petróleo.

A GE informou também que a ideia é de que parte dos componentes a serem utilizados nos equipamentos será produzida no Brasil em instalações a serem preparadas ainda no início de 2013. Dentre as operações que serão executadas no País estariam: operações de embalagem, testes e logística. Com informações do Canal Energia.

Fonte: O POVO Online

Petrobras procura parceiros para rodadas de petróleo

BRASÍLIA – A Petrobras está procurando e sendo procurada por parceiros para as próximas rodadas de blocos de petróleo, disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

Na semana passada, o governo confirmou a realização da 11a rodada de licitação de blocos de produção e exploração de gás e petróleo em maio e que fará o novembro o primeiro leilão sob o regime de partilha para o áreas do pré-sal.

Também foi anunciada na ocasião que até o final deverá ser realizado o primeiro leilão específico para áreas de gás e petróleo nao convencional, o chamado gas de xisto.

“Ótimo. Perfeito. Estamos trabalhando a toda carga, vamos participar”, disse a presidente da Petrobras sobre o leilão a jornalista após se reunir com o vice-presidente da República, Michel Temer.

Graça Foster disse que veio falar com Temer sobre a situação do fornecimento de gás no Brasil. Ela reiterou o discurso do governo de que não há possibilidade de faltar gás no país.

Ela citou a produção interna e o gás importadoo da Bolívia e disse que dois terminais de regaseificação que a Petrobras já possui estão trabalhando na metade da capacidade.

Ela acrescentou que o terceiro terminal, que fica na Bahia, será inaugurado até setembro deste ano.

Questionada sobre o eventual reajuste da gasolina e do diesel, Graça Foster disse que não comentaria o assunto.

Fonte: Reuters