quarta-feira, junho 15, 2011

Brasil Offshore 2011 abre as portas em Macaé


Cidade continua como sede do evento nos próximos dez anos.

Uma década de tecnologia e pioneirismo deram o tom durante a cerimônia de abertura da 6ª edição da Brasil Offshore (Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás), na cidade de Macaé. Com auditório lotado, a abertura do evento reuniu diversas autoridades, especialistas do setor e expositores.

O presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, abriu os discursos falando da importância de um evento do porte da Brasil Offshore para a economia brasileira. De Vera destacou o aumento da presença internacional, que nesta edição conta com 38 países e 8 pavilhões internacionais. “Temos muitos desafios pela frente para dar continuidade aos avanços que o setor e o evento merecem. Iremos usar o exemplo de Macaé para sensibilizar outras prefeituras e evidenciar o que estamos fazendo por aqui, um evento que começou regional e em pouco tempo alcançou visibilidade mundial”, disse Juan Pablo, reforçando o compromisso de manter por, no mínimo, mais dez anos a Feira em Macaé. Em seis edições, a Brasil Offshore se consolidou no calendário mundial do setor de petróleo e gás.

Para o presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), João Carlos de Lucas, o país vive um momento especial, não somente pelas recentes descobertas, mas pelos investimentos em tecnologia destinados ao setor. “Estamos presenciando uma conjuntura nacional que torna ainda mais importante a presença da Brasil Offshore no cenário que representa", afirmou.

Alain Labastie, presidente do SPE (Society of Petroleum Engineers), destacou o crescimento da Brasil OffShore no mercado mundial e a importância do evento para o setor. "Não há dúvidas que o Brasil está chamando a atenção do todo o mundo com investimentos pesados no setor de petróleo e gás. Principalmente pelo desenvolvimento das tecnologias aplicadas na exploração do pré-sal. Dois acontecimentos marcaram o segmento em todo o mundo. Um deles é o desastre do Golfo do México e o outro em Fukushima, no Japão. Ambos os acidentes trouxeram grandes mudanças em nosso mercado, principalmente para a questão de nos adaptarmos à novos procedimentos, e com isso reduzirmos ao máximo os riscos de acidentes na geração de energia".

O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, encerrou a cerimônia fazendo um paralelo das conquistas da cidade nos últimos anos e ressaltou a importância dos investimentos no setor para a cidade de Macaé, que é responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo. “Já realizamos muitos projetos nos últimos anos, e sabemos que eventos desse porte têm contribuído para um crescimento ainda maior. Temos certeza que quando investimos em infraestrutura projetamos um futuro brilhante para Macaé".

.[Exposição: 14 a 17 de junho de 2011 (terça a sexta-feira), das 14h às 21h Conferência: 14 a 17 de junho de 2011 (terça a sexta-feira), no Macaecentro - Macaé – RJ. www.brasiloffshore.com ].

. [Para acompanhar mais detalhes da Brasil Offshore clique no banner ao lado neste Canal de Petróleo do Portal Fator Brasil].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Odebrecht Óleo e Gás adquire sonda de perfuração semissubmersível e fecha acordo para FPSO


A Odebrecht Óleo e Gás (OOG), empresa da Organização Odebrecht que presta serviços à indústria de petróleo upstream, anunciou acordo com a empresa Stena Drilling para a aquisição da sonda de perfuração semissubmersível Stena Tay. A unidade, que será renomeada para ODN Tay, já operou no Brasil entre julho de 2000 e março de 2003 com as empresas Shell e Petrobras. É capaz de operar em lâmina d’água de até 2.400 m e possui um dos melhores desempenhos históricos do setor de perfuração. A transferência de título ocorrerá no segundo semestre deste ano, logo após uma breve estadia no estaleiro Asticam nas Ilhas Canárias, e sua chegada ao Brasil está programada para o primeiro trimestre de 2012.

A OOG também acaba de concluir uma joint venture com a Teekay Petrojarl, empresa norueguesa operadora de FPSOs, para a compra e operação de uma unidade de produção no Brasil, o FPSO Cidade de Itajaí. A unidade está em construção no estaleiro Jurong, em Cingapura, e tem previsão de chegada ao Brasil no primeiro trimestre de 2012. Terá capacidade de produção de 80.000 barris de óleo/dia e 650.000 barris de estocagem, e poderá operar em lâmina d’água de até 1000 m. Esta é a primeira unidade de produção que a OOG operará no Brasil. Essa aquisição é uma consequência da experiência que a OOG adquiriu ao longo de 13 anos de operação do FPSO North Sea Producer, no Mar do Norte em parceria com a Maersk FPSOs na exploração do campo de MacCulloch para a ConocoPhillips.

“Com mais esta operação, agora em território brasileiro, a empresa qualifica-se ainda mais para oferecer a seus clientes serviços de afretamento e operação dessas embarcações”, destaca Roberto Ramos, presidente da OOG.

Em maio, a unidade Norbe VI iniciou os trabalhos e a Norbe VIII chegou ao Brasil. Em 2013 quando todas as unidades estiverem em plena operação, a expectativa é atingir US$ 1,6 bilhão de faturamento, quando a empresa atingirá quatro mil funcionários. O orçamento para investimentos entre 2010 e 2013 é de US$ 3,5 bilhões.

Com a chegada da ODN Tay, a OOG se consolida como a empresa detentora de uma das maiores frotas do Brasil para águas profundas com 6 unidades, sendo 2 sondas de perfuração semissubmersíveis (Norbe VI e ODN Tay) e 4 navios de perfuração (Norbe VIII, Norbe IX, ODN I e ODN II) além das duas unidades de produção: O FPSO North Sea Producer, o qual está em operação no Mar do Norte em parceria com a Maersk FPSOs, e o FPSO Cidade de Itajaí, que operará no Brasil em parceria com a Teekay Petrojarl.

A operação e afretamento de sondas de perfuração e plataformas de produção, a atuação em subsea e a prestação de serviços integrados fazem parte da estratégia de crescimento da OOG.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Rhodia e SIBUR assinam carta de intenção para criação de joint venture em surfactantes na Rússia e na CEI



Paris (França), - Rhodia e a SIBUR assinaram uma carta de intenção para criar uma joint venture em surfactantes de especialidades*. Esta aliança estratégica se concentrará na criação de uma líder no mercado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)- onde os surfactantes de especialidades são usados principalmente nos segmentos de cuidados domésticos e pessoais e gás e petróleo, com o setor de surfactantes crescendo em mais de 6% por ano.

A evolução da demanda dos clientes por produtos mais sofisticados e segmentados, como shampoos, condicionadores, géis para banho, detergentes domésticos e de lavanderia aliados à necessidade de soluções de alto desempenho nos campos de extração de gás e petróleo impulsionam o crescimento do volume de surfactantes de especialidades na região da CEI.

A Rhodia, como líder mundial em surfactantes de especialidades, fornecerá seu conhecimento em tecnologias de surfactantes, seu conhecimento em formulações e aplicações de mercado e sua rede de clientes, inclusive principais contas globais com forte presença nessa região.

A SIBUR, empresa petroquímica líder na Rússia, contribuirá com suas matérias-primas, capacidades de produção e logística. Com sua longa experiência no mercado russo de produtos petroquímicos, a SIBUR também apoiará o desenvolvimento do negócio de surfactantes nos mercados de gás e petróleo na Rússia e na CEI.

As duas empresas trabalham para que a joint venture seja a base para uma produção local na Rússia, em Dzerzhinsk, próximo das operações petroquímicas da SIBUR, a 400 km ao leste de Moscou, e espera-se que ela esteja em operação em 2013.

“Esta parceria estratégica é uma etapa chave em nosso desenvolvimento no dinâmico mercado de surfactantes na CEI e na Europa Oriental” comenta Christophe Clemente, vice-presidente da divisão Novecare da Rhodia para a Europa. “Esta aliança reforçará nossa posição de liderança mundial em surfactantes de especialidades e está completamente alinhada com nossa estratégia de crescimento. Ela demonstra o nosso compromisso em nos tornarmos o parceiro preferencial de nossos clientes conforme eles se expandem em países com crescimento acelerado” completou Emmanuel Butstraen, presidente da Rhodia Novecare.

“A SIBUR e a Rhodia possuem atividades e conhecimentos altamente complementares. A associação com um líder mundial em surfactantes de especialidades nos permitirá fornecer produtos com valor agregado para atender à demanda em crescimento acelerado por soluções mais sofisticadas e complexas”, comentou Sergey Merzlyakov, vice-presidente-chefe da unidade de negócios de plásticos e organossíntese da SIBUR. “A colaboração com a Rhodia está alinhada com nossa estratégia de expansão em segmentos do negócio de especialidades químicas cuidadosamente escolhidos”, concluiu Dmitri Konov, CEO da SIBUR.

*Surfactantes são moléculas que reduzem a tensão superficial e podem proporcionar propriedades como detergência, emulsificação, espumação, umidificação e amaciamento. Eles são usados como ingredientes de desempenho em formulações com um amplo leque de aplicações: géis para banho, shampoos, condicionadores, sabão em pó e em barras, limpadores domésticos e de superfícies sólidas, limpeza industrial, tintas, tratamento de metais, extração de gás e petróleo, produtos agroquímicos, etc.

A SIBUR é a empresa de produtos petroquímicos líder na Rússia e na Europa Oriental. A SIBUR integrou verticalmente a produção do processamento do gás até a produção de monômeros, plásticos e borracha sintética. Em 2010, a SIBUR registrou vendas anuais acima de 5,5 bilhões de euros e empregou aproximadamente 50.000 pessoas. Os mais de dois mil produtos da Empresa são fabricados em 36 locais em 26 regiões ao longo da Rússia. [http://www.sibur.ru].

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Estruturada em 11 unidades globais de negócios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo emprega 14 000 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 5,23 bilhões de euros em 2010. Suas ações são cotadas na Bolsa de Valores de Paris (Euronext Paris). [www.rhodia.com].

A Rhodia Novecare, com vendas líquidas de 1,1 bilhão de euros em 2010, fornece produtos e soluções de alto desempenho para uma ampla gama segmentos, inclusive cosméticos, detergentes, agroquímicos e petróleo, bem como revestimento e aplicações industriais. Graças a uma pegada industrial mundial e uma rede global de P&D e suporte técnico, a Rhodia Novecare mantém posições de liderança nos mercados de surfactantes, derivados de fósforo, polímeros naturais, tecnologias de polímeros sintéticos e monômeros e solventes oxigenados ambientalmente seguros. A Rhodia Novecare desenvolveu um conhecimento específico na antecipação e resposta às necessidades do cliente em proteção, modificação de superfícies, reologia, entrega ativa, melhoria de formulações e processos e sustentabilidade.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/