sexta-feira, julho 20, 2012

Consultora esclarece dúvidas sobre os setores de petróleo e mineração

Segundo Denise Retamal, as vagas na Indústria estão nos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Amazonas e Rio de Janeiro.

Quem é profissional na área de técnico de segurança do trabalho tem chance nessas vagas
Gizzandra Dias

Segurança do Trabalho é uma carreira que pode ser construída a partir da formação em nível técnico, por meio do “Curso Técnico em Segurança do Trabalho”, cuja atuação pode se dar tanto na Indústria da Mineração como na Indústria do Petróleo & Gás.

Entretanto, algumas outras competências se fazem necessárias para a construção desta carreira nestes dois segmentos, tais como: domínio, pelo menos em nível básico e técnico, do inglês, conhecimento de softwares específicos, conhecimento do próprio segmento, capacitação e vivência , a partir de Programas de Estágio, nestas indústrias.

Na área ambiental, com formação de biólogo, tem algo promissor nessa área de mineração ou de petróleo e gás?

Fernanda Groth

O biólogo, que é uma profissão, e não uma carreira, pode construir uma carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás. A Biologia é o curso de graduação a partir do qual uma carreira poderia começar a ser construída nestes segmentos.

Na Indústria da Mineração, uma carreira ligada ao meio ambiente seria possível, uma vez que a Biologia traz conhecimentos em Ecologia, particularmente de meio ambiente e de gestão ambiental, e de Zoologia, particularmente de biologia reprodutiva, conservação e manejo da fauna, controle de pragas, taxonomia. A VALE, por exemplo, possui um Parque na região de Carajás: “Parque Zoobotânico de Carajás”, onde estes conhecimentos seriam muito bem-vindos, uma vez que a empresa se preocupa com o meio ambiente, com a revegetação de áreas mineradas e com a preservação dos animais nativos na região.

Na Indústria do Petróleo & Gás, uma carreira em meio ambiente é igualmente possível, e para o qual os conhecimentos em Oceanografia, por exemplo, são muito importantes: a biologia marinha.

Um técnico em construção naval tem possibilidade de um emprego na área de mineração ou de petróleo e gás?

Rafael Freitas

Um Técnico em Construção Naval pode atuar na Indústria do Petróleo & Gás com o desenho de estruturas e peças para as embarcações que apoiam as Plataformas de Petróleo, assim como na supervisão, instalação e manutenção de equipamentos, sistemas e máquinas marítimas, promovendo inspeções, ensaios, testes e reparos em embarcações e em seus componentes.

Por que a contratação apenas de quem tem 2 anos de experiências? Quero embarcar em Plataformas e já alguns requisitos necessários, como inglês fluente.

Andrey Furtina Bombinhas, SC

A contratação não é para aqueles que “têm, pelo menos, 02 anos de experiência de trabalho com vínculo CLT”, por exemplo. Mas sim de profissionais capacitados e que tenham escolhido e se capacitado para o exercício de uma Carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás. E para tal, será necessário inglês fluente, o que você já tem, a capacitação mais ampla, assim como a vivência, seja de estágio, ou de visitas técnicas, ou de alguma outra forma de atuação, nestes segmentos.

Curso Tecnologia em Petróleo e Gás e estou procurando emprego na área, mas não tenho experiência. Como poderei entrar nesse ramo?

Juliano Giordani

O curso de “Tecnologia em Petróleo e Gás” é apenas uma ferramenta para a construção de diversas Carreiras possíveis na Indústria do Petróleo & Gás. Inicialmente, você tem que escolher uma Carreira compatível com seu perfil individual e, acima de tudo, com forte demanda nos dias de hoje e com boas projeções futuras. A partir desta escolha, você deverá se capacitar, de forma mais completa, para o segmento e de acordo com a Carreira escolhida: idiomas, domínio de tecnologia, etc.

As seguintes Carreiras podem ser construídas a partir do curso de “Tecnologia em Petróleo e Gás”: “Controle de Qualidade”, “Logística de Distribuição”, “Processamento Industrial”, “Meio Ambiente”.

Estou no 2º semestre do curso superior em tecnologia do petróleo e gás. Há reconhecimento desta nova formação no mercado de trabalho?

Juliana Santos Caraguatatuba, SP

Sim, há o reconhecimento. Mas este curso é apenas uma das ferramentas possíveis para a construção de uma Carreira na Indústria do Petróleo & Gás. Você deverá refletir e escolher, ainda durante seu curso, uma Carreira possível no segmento e começar, da forma mais rápida possível, a se capacitar, de forma completa, para a mesma.

Qual o caminho para profissionais de outras áreas que querem migrar para a mineração ou a área petrolífera?

Flávio Conceição Juatuba, MG


O caminho é a escolha consciente de uma Carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás e a capacitação, sob medida, para as mesmas, ou seja, conforme demandas e exigências dos segmentos em nível globalizado.

Onde realmente estão essas vagas e como fazer para ter acesso a elas?

Elinaldo Andrade Salvador, BA

As Posições na Indústria do Petróleo & Gás estão sendo requeridas, principalmente, nas cidades de Santos, em São Paulo, na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Espírito Santo, no Amazonas e no Rio de Janeiro, particularmente para o COMPERJ.

Para ter acesso a elas, você poderá fazer contato com uma Consultoria de Recursos Humanos especializada no segmento, ou acompanhar sites especializados sobre a indústria, nos quais, usualmente

Petrobras deverá cobrar por serviço de logística

Rio – A Petrobras está montando uma estratégia para elevar seus ganhos em logística com a contratação em larga escala de equipamentos, passando a cobrar de empresas parceiras por serviços. Segundo fontes, a estatal quer adotar uma prática já comum no mercado, mas ainda não aplicada na companhia. No grupo EBX de Eike Batista, por exemplo, a empresa de logística LLX faz este papel. Por ter uma estrutura separada, consegue cobrar pelos serviços.

Na Petrobras, uma refinaria no Sul do País, a Refap, pode servir como veículo para esta espécie de terceirização. A proposta foi discutida na última reunião de conselho de administração da companhia. O conceito também faria parte do plano estratégico da empresa para o período 2012-2016.

A Petrobras quer aproveitar ao máximo o ganho de escala e descontos de preço obtidos com o volume gigante de suas operações, deixando de repassá-los automaticamente a parceiras sem se beneficiar por isso. A estratégia poderia ser usada, por exemplo, com sócias da Petrobras em campos de petróleo em que a estatal é operadora.

A Refap, uma unidade localizada na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, poderia ser usada por ser uma empresa controlada pela Petrobras, mas constituída como uma sociedade anônima (S.A.) em separado. A Refap sempre fez parte do Sistema Petrobras, desde que começou a operar em 1968 com o nome de Refinaria Alberto Pasqualini. Em 2001, foi criada uma S.A. para a entrada da Repsol, que passou a ter 30% do empreendimento. A parceria durou dez anos e, em 2011, foi formalizada a saída da Repsol da empresa, num negócio de US$ 850 milhões.

Com a estrutura da Refap novamente 100% Petrobras, mas ainda constituída como uma empresa em separado, seria possível implementar a estratégia para prestação de serviços logísticos a terceiros. O conselho de administração da refinaria, montado na época da parceria com a petroleira espanhola, também poderia ser dissolvido, reduzindo custos internos, segundo fontes.

A Refap se tornou a quinta maior refinaria do País depois de passar por um processo de ampliação que durou cinco anos e foi concluído em 2006, ao custo de US$ 1,281 bilhão. A capacidade foi elevada de 130 mil para 190 mil barris de petróleo por dia. Também foi ampliada a complexidade operacional para o processamento de petróleos mais pesados.

Hoje, a empresa atende aos mercados do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, dispondo de uma complexa malha logística, já estruturada, para o escoamento e armazenagem de diferentes produtos. Com a possível reestruturação, atenderia também a outros pontos do País. A Refap também conta com estrutura para exportação. Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia recebem diesel produzido pela refinaria. A região do Caribe recebe gasolina.

A produção atual consiste, principalmente, em óleo diesel e gasolina, além de nafta petroquímica, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível e asfalto.

Fonte: Agência Estado (Por Sabrina Valle)

Chevron quer ser parceira em desenvolvimento energético

Na nota, a empresa também diz estar confiante de que sempre atuou de forma “diligente e apropriada” e em conformidade” com os planos de exploração e de emergência em Frade

Rio de Janeiro (RJ) - Oito meses depois do início do vazamento de petróleo no Campo de Frade, a Chevron confirmou que pretende retomar a produção de óleo no local e informou que espera ser “parceira do país no desenvolvimento de seu potencial” energético. A empresa petrolífera parou de produzir petróleo em Frade, na Bacia de Campos, em março deste ano.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da empresa, a Chevron diz que está “trabalhando com a ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] em relação a todas as questões referentes ao Campo de Frade, incluindo o retorno à produção”.

A multinacional informa ainda que respeita o relacionamento com o Brasil e espera “ser um parceiro do país no desenvolvimento de seu potencial como uma superpotência energética”. Na nota, a empresa também diz estar confiante de que sempre atuou de forma “diligente e apropriada” e “em conformidade” com os planos de exploração e de emergência em Frade.

A ANP informou que a Chevron deve oficializar até o final deste mês o pedido para que a produção de Frade seja retomada pela empresa. A agência também informou que deve divulgar esta semana o resultado das investigações sobre o vazamento de petróleo, com o valor da multa que será cobrada da empresa petrolífera.

Fonte: Agência Brasil